Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ruy Motta faz observações sobre a Carta de Porto Velho



No último dia 12, foi realizado o VII Fórum de Governadores da Amazônia Legal quando governadores e representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal discutiram diretrizes para nortear a política social e econômica para a região, o que foi materializado no documento chamado “Carta de Porto Velho.”

Ruy Parra, fundador e umas das mais expressivas lideranças do Partido Democrático Trabalhista – PDT, ocupando hoje a vice-Presidência Regional e provavelmente candidato a senador pela sigla, “depois de debruçar-me horas” como ele mesmo disse, “ sobre as intenções e as propostas contidas na dita Carta de Porto Velho, resolvi emitir minha opinião como homem de partido e cidadão amazônida”.

O militante pedetista elogiou o governador Ivo Cassol pela sua iniciativa de sediar o Fórum e também pela sua postura de defesa permanente do Estado de Rondônia. Já quanto a Carta, Ruy fez algumas observações severas, dentre elas a que “Esta carta não fala nada da desesperança total que querem nos impingir com relação ao sonho de deflagrarmos um vigoroso processo de industrialização moderna no polígono Cuiabá-Porto Velho- Manaus- Santarém. Seus vértices serão os pólos industriais de transformação de produtos naturais, além de bens de capital . Os eixos serão os corredores de desenvolvimento sustentável, contemplando ferrovias , rodovias , hidrovias , hidrelétricas , em faixas de dezenas de quilômetros também para produção agropecuária, extrativista e de manejo florestal. Para o horror das grandes potencias do mundo capitalista globalizado, esta é a vocação mínima para a nossa Amazônia. Recursos minerais, biodiversidade, logística moderna ( hidrovias), agricultura para alimentar um bilhão e quinhentos milhões de pessoas que passam fome no mundo. Tudo isto com sustentabilidade total, conservando natureza, mas sustentando também o ser humano e combatendo a pobreza”.

Outra preocupação de Ruy Motta é quanto a proposta do Código Florestal – “ este amontoado de distorções que ameaçam seriamente o desenvolvimento da Amazônia. E o perigo é imenso ! Depois das eleições a lei pode ser imposta pelo executivo , goela abaixo da Amazônia, por que é isso que as patroas ONGs estrangeiras estão loucas para fazer. Não deveria a Carta de Porto Velho alertar, se insurgir , reclamar, implorar uma apreciação mais correta e patriótica do Código Florestal ? Por que não está nada cor de rosa a coisa! A continuar assim , estamos é “lascados” na Amazônia, como diz nosso cabloco”.

Faz-se necessário nesse momento, segundo Ruy Motta, “Repudiarmos e desmascararmos o ambientalismo internacional que só quer bloquear a Amazônia, desconstruir nossa soberania, criar intransigências, injustiças, conflitos e nos colonizar novamente”. Para Motta todo esse bloqueio de obras para suporte do desenvolvimento da região “é comandado pelos interesses econômicos das grandes potências , mas está contando com a conivência do governo brasileiro, se ele continuar a seguir a cartilha das ONGs estrangeiras”.

Finalizando disse que não se pode deixar de admitir que a proposta de se reunir os maiores dirigentes da Amazônia para discutir o futuro da região é fato pertinente e elogiável, mas no entanto, não se pode deixar de observar que o foco das discussões deveria ser os principais problemas que há muito tempo atravanca o nosso desenvolvimento sustentável. 

Fonte: Ascom PDT

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)