Quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - 11h58
O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Rondônia, Ruy Motta, participa nessa sexta-feira (20.11) no salão Paroquial da Igreja Matriz, na cidade de Pimenta Bueno, do encerramento do Projovem com a entrega de certificados aos alunos concluintes. Outra presença importante no evento será a do senador Acir Gurcacz, que foi um dos responsáveis pela a execução do projeto, fazendo gerência junto ao Ministério do Trabalho para a liberação da verba que assegurou a execução do Projovem em Pimenta Bueno.
Os principais objetivos do ProJovem Trabalhador é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.
O projeto foi executado pela Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno para 800 jovens, com recursos da ordem de R$ 1 milhão e 200 mil reais.
Os cursos do Projovem Trabalhador foram gratuitos para jovens de 18 a 29 anos de idade, que estavam cursando ou tinham concluído o ensino fundamental ou médio, e que não estavam cursando ou não tinham concluído o ensino superior e famílias com renda mensal por pessoa de até um salário mínimo.
O município assumiu o compromisso de inserir no mercado de trabalho local 30% dos jovens capacitados pelo “Projovem” que deverão integrar o mercado de trabalho pimentense com a conclusão dos cursos.
O Prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Placa, disse que os cursos ministrados em Pimenta Bueno passaram por uma análise sob o aspecto da vocação econômica do município, de forma que todos os beneficiados tenham como trabalhar na região. Ele observou que foram priorizados os profissionais locais para ministrarem os cursos, e todo o material utilizado nos cursos como camisetas, faixas, mídia, dentre outros, o comércio local foi priorizado para aquisição dos mesmos.
Na avaliação de Ruy Motta houve uma boa concientização aos empresários locais, que estão abertos para a inserção destes jovens no mercado de trabalho, meta final do Projovem Trabalhador.
“Investir em uma política nacional com programas e ações voltadas para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil e do nosso Estado, pespectiva do Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Emprego, ao lançar a Política Nacional de Juventude”, disse Ruy Motta.
Fonte: Ascom SRTE/RO
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)