Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondonienses têm 62 mil multas fora do estado



Detran identificou um único veículo com mais de 500 multas; a suspeita é de que ele tenha a placa clonada em outro Estado

 

Após a integração de Rondônia ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), em dezembro do ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já registrou mais de 62 mil multas aplicadas por outros estados em aproximadamente 30 mil veículos rondonienses.

As autuações são referentes a infrações cometidas desde 2004, quando o Renainf entrou em operação nacionalmente. Se um veículo com placa de Rondônia trafegava em outro estado e cometia uma infração, a multa era lançada no Renainf, mas o Detran de Rondônia não tinha como cobrá-la, pois não estava integrado ao sistema.

De acordo com Hugo Correia, coordenador estadual do Renainf, com a integração os proprietários de veículos automotores que comparecem ao Detran para renovar o licenciamento anual são informados das multas anteriores e obrigados para pagá-las para obter o licenciamento.

“Alguns motoristas reclamam de ter que pagar multas tão antigas, mas a maioria deles já havia sido notificado quando cometeu a infração; só não tinham sido chamados a pagar, como está acontecendo agora”, esclarece Hugo.

Além de cobrar por infrações cometidas fora de Rondônia, com a implantação do Renainf também está sendo possível multar veículos com placas de outros estados que cometem infrações aqui. “Nós lançamos a multa no sistema e quando o proprietário for renovar o licenciamento no seu estado de origem, terá que pagá-la”, diz Hugo.

Recordistas - Com a integração ao Renainf também foi possível identificar alguns recordistas em multas, que até agora andavam impunemente pelas ruas. Um relatório do Detran apontou 29 veículos com mais de 100 multas cada um. Um único veículo chegou a registrar 568 multas, a maioria delas aplicadas em São Paulo.

Hugo suspeita que alguns destes carros tenham tido a placa clonada, ou seja, que exista mais de um veículo utilizando a mesma placa. “Um radar em São Paulo fotografou um Astra com a placa de um Corsa daqui de Rondônia”, revela.

Outra suspeita é de que locadoras de veículos de São Paulo estejam utilizando carros com placa de Rondônia para fugir ao sistema de rodízio implantado por aquela prefeitura. O diretor geral do Detran, Elenilton Eler, afirmou que o Detran irá fazer diligências para tentar identificar estes veículos e saber se há algum tipo de fraude ou se realmente todas estas multas foram cometidas pelo mesmo motorista.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)