Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondonienses têm 62 mil multas fora do estado



Detran identificou um único veículo com mais de 500 multas; a suspeita é de que ele tenha a placa clonada em outro Estado

 

Após a integração de Rondônia ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), em dezembro do ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já registrou mais de 62 mil multas aplicadas por outros estados em aproximadamente 30 mil veículos rondonienses.

As autuações são referentes a infrações cometidas desde 2004, quando o Renainf entrou em operação nacionalmente. Se um veículo com placa de Rondônia trafegava em outro estado e cometia uma infração, a multa era lançada no Renainf, mas o Detran de Rondônia não tinha como cobrá-la, pois não estava integrado ao sistema.

De acordo com Hugo Correia, coordenador estadual do Renainf, com a integração os proprietários de veículos automotores que comparecem ao Detran para renovar o licenciamento anual são informados das multas anteriores e obrigados para pagá-las para obter o licenciamento.

“Alguns motoristas reclamam de ter que pagar multas tão antigas, mas a maioria deles já havia sido notificado quando cometeu a infração; só não tinham sido chamados a pagar, como está acontecendo agora”, esclarece Hugo.

Além de cobrar por infrações cometidas fora de Rondônia, com a implantação do Renainf também está sendo possível multar veículos com placas de outros estados que cometem infrações aqui. “Nós lançamos a multa no sistema e quando o proprietário for renovar o licenciamento no seu estado de origem, terá que pagá-la”, diz Hugo.

Recordistas - Com a integração ao Renainf também foi possível identificar alguns recordistas em multas, que até agora andavam impunemente pelas ruas. Um relatório do Detran apontou 29 veículos com mais de 100 multas cada um. Um único veículo chegou a registrar 568 multas, a maioria delas aplicadas em São Paulo.

Hugo suspeita que alguns destes carros tenham tido a placa clonada, ou seja, que exista mais de um veículo utilizando a mesma placa. “Um radar em São Paulo fotografou um Astra com a placa de um Corsa daqui de Rondônia”, revela.

Outra suspeita é de que locadoras de veículos de São Paulo estejam utilizando carros com placa de Rondônia para fugir ao sistema de rodízio implantado por aquela prefeitura. O diretor geral do Detran, Elenilton Eler, afirmou que o Detran irá fazer diligências para tentar identificar estes veículos e saber se há algum tipo de fraude ou se realmente todas estas multas foram cometidas pelo mesmo motorista.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)