Terça-feira, 15 de junho de 2010 - 15h41
Rondônia terá uma participação marcante na II Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontece desta quarta-feira, 16, a próxima sexta-feira, 18, em Brasília.
A delegação rondoniense será composta por 24 delegados, número considerado expressivo pelo secretário de Estado de Assistência Social, Sebastião Calegari Filho.Os delegados rondonienses que levarão as propostas de Rondônia para apreciação na conferência nacional, foram eleitos durante a fase estadual realizada no final do mês de abril em Porto Velho.
“Com a adesão de representantes do poder público, sociedade civil e de empreendimentos econômicos solidários, registramos um grande avanço”, definiu Calegari na condição de titular da pasta, que por meio das suas dez representações no Estado, mobilizou esses três segmentos para ampliar o debate da política pública que no âmbito da Seas, beneficia diretamente pessoas em risco e vulnerabilidade social.
Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano – e não do capital – de base associativista e cooperativista. É voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.
Segundo o sociólogo, Rivaldo Pereira, que integrou a comissão organizadora da conferência estadual, foram deliberadas várias propostas durante os dois dias de programação, mas apenas 44 serão levadas para a plenária na capital federal, tendo em vista que as demais se restringem a esfera municipal, regional e estadual.
“Uma das propostas aprovadas em Rondônia que será apresentada em Brasília está a que pleiteia recursos do Fundo de Aparo ao Trabalhador (FAT) para financiamento de ações de economia solidária e apoio aos seus empreendimentos”, resumiu Sebastião Calegari, informando que outra deliberação estadual foi a que sugere a aprovação de uma nova lei de cooperativismo no Brasil com foco na economia solidária.
Rivaldo Pereira destacou que “Todas as discussões giraram em torno dos três eixos temáticos que integram o documento base da conferência que são: avanços, limites e desafios da economia solidária, direitos à forma de organização econômica baseadas nos princípios solidários, além de estratégias e instrumentos de atuação e organização da política pública da economia solidária”, finalizou.
Fonte: João Albuquerque
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)