Sexta-feira, 19 de dezembro de 2008 - 16h42
Agência Brasil
Brasília - Comunidade rurais do estado de Rondônia vão receber 30 bibliotecas do programa Arca das Letras na próxima segunda-feira (22). O programa de bibliotecas rurais tem como objetivo incentivar a leitura e facilitar o acesso a livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e remanescentes de quilombos.
O programa implanta bibliotecas em comunidades rurais e tem um acervo voltado para o interesse de cada comunidade. O programa também forma e capacita os agentes de leitura, que são pessoas da comunidade, indicadas pelos moradores, que ficam responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura no meio rural, explicou Cleide Soares, coordenadora nacional do programa.
O custo do programa é baixo porque ele conta com muitas doações, como explicou Cleide Soares. O programa Arca das Letras é muito feito por doações, com apoio de vários parceiros. No caso das bibliotecas de Rondônia, contamos com o apoio da Eletrobrás, que patrocinou a fabricação das arcas por jovens em situação de risco social na Paraíba.
O programa começou em 2003 e, até outubro de 2008, havia implantado 5.465 bibliotecas em todo o país, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Agrário.
Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido
Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)