Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia tem cargo estratégico em Fórum Nacional de Assistência Social


 
O secretário de Estado de Assistência Social, Sebastião Calegari Filho, acaba de assumir o cargo de vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas) para a Região Norte.

Sua eleição para esse cargo coloca Rondônia numa posição estratégica no que tange as discussões e deliberação de medidas para a gestão da Política Nacional de Assistência Social. O colegiado, que é formado por gestores estaduais, representa um importante mecanismo para o fortalecimento da área.

“É muito relevante nosso estado assumir uma posição de destaque nesse Fórum que viabiliza o intercâmbio de experiências, sendo também uma oportunidade para definição das políticas públicas e estabelecimento de parcerias entre os governos federal e estadual no aprimoramento da assistência social do Brasil", declarou o titular da Seas.

No Fonseas são definidas e firmadas posições em torno dos problemas fundamentais da Assistência Social para formular diretrizes que subsidiem o estabelecimento de uma política nacional para o setor. “É de suma importância nosso estádio ter conquistado esse espaço porque estamos na região Norte, que precisa muitas vezes de um tratamento diferenciado devido as suas peculiaridades”, afirmou o titular da Seas.

A pauta dos encontros do Fonseas é sempre voltada para buscar o avanço da assistência social do Brasil, que a partir da Constituição Federal de 1988, passou a integrar o Sistema de Seguridade Social, como política pública não contributiva. Portanto, é direito do cidadão e dever do Estado. “Devemos sempre ter como foco a melhoria no atendimento das políticas públicas aos usuários da Política da Assistência Social”, concluiu Calegari.

Fonte: João Albuquerque


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)