Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Rondônia tem a pior onda de frio desde 1994, com 9,2°C em Vilhena


 
O ar polar entrou com força no sul da Amazônia provocando queda brusca de temperatura. Na cidade de Vilhena, o frio mais intenso em um mês de julho ocorreu há 15 anos.

Daniel Panobianco – Rondônia amanheceu gelada neste sábado. A pior onda de frio dos últimos 15 anos baixou a temperatura para apenas 9,2°C na cidade de Vilhena, de acordo com dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Com ventos de 25km/h, a sensação térmica foi de apenas 3°C na cidade.

Foi em 10 de julho de 1994, quando dados de METAR do aeroporto local reportaram para uma mínima de apenas 5,6°C, quando, na ocasião, uma intensa onda de frio totalmente continental atingiu o Brasil. O recorde de frio em Vilhena é de 3,4°C registrados em 19 de julho de 1975, quando o Brasil teve a sua pior onda de frio, onde o fenômeno da geada foi registrado no sul de Rondônia.

Outras cidades do Estado amanheceram geladas. Em Cacoal, a mínima na estação do INMET foi de 12,9°C. Em Ji-Paraná, o frio também beirou os 13°C em uma estação instalada em uma universidade particular.

Na cidade de Ariquemes, outra estação do INMET reportou mínima de apenas 14,7°C. Na capital, a mínima na Zona Sul foi de 16,7°C em outra estação do INMET.

Estas são as menores temperaturas do ano, até o momento, registradas em Rondônia durante o terceiro evento de friagem.

(Dados: INMET)
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Política

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Durante o ano passado, os deputados estaduais rondonienses começaram a colocar fim aos abusos praticados pela atual concessionária de energia elétri

As eleições de outubro

As eleições de outubro

Sete meses e quinze dias nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e um vereadores.

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Uma grande ação política, encampada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) garantiu o início das obras do esgotamento sanitá