Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia tem a pior onda de frio desde 1994, com 9,2°C em Vilhena


 
O ar polar entrou com força no sul da Amazônia provocando queda brusca de temperatura. Na cidade de Vilhena, o frio mais intenso em um mês de julho ocorreu há 15 anos.

Daniel Panobianco – Rondônia amanheceu gelada neste sábado. A pior onda de frio dos últimos 15 anos baixou a temperatura para apenas 9,2°C na cidade de Vilhena, de acordo com dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Com ventos de 25km/h, a sensação térmica foi de apenas 3°C na cidade.

Foi em 10 de julho de 1994, quando dados de METAR do aeroporto local reportaram para uma mínima de apenas 5,6°C, quando, na ocasião, uma intensa onda de frio totalmente continental atingiu o Brasil. O recorde de frio em Vilhena é de 3,4°C registrados em 19 de julho de 1975, quando o Brasil teve a sua pior onda de frio, onde o fenômeno da geada foi registrado no sul de Rondônia.

Outras cidades do Estado amanheceram geladas. Em Cacoal, a mínima na estação do INMET foi de 12,9°C. Em Ji-Paraná, o frio também beirou os 13°C em uma estação instalada em uma universidade particular.

Na cidade de Ariquemes, outra estação do INMET reportou mínima de apenas 14,7°C. Na capital, a mínima na Zona Sul foi de 16,7°C em outra estação do INMET.

Estas são as menores temperaturas do ano, até o momento, registradas em Rondônia durante o terceiro evento de friagem.

(Dados: INMET)
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)