Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 - 12h53
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia passa, a partir da segunda-feira, 17, a integrar o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), banco de dados gerenciado a partir de Brasília pelo Departamento Nacional de Trânsito. Na última quarta-feira, dia 12, o Coordenador Nacional do Renainf, Danilo Roman Pasqual veio ao Estado para auxiliar e verificar os últimos preparativos para a integração total do Detran Rondônia ao sistema, oportunidade em que conversou com o diretor geral, Eduardo Batistela e o chefe do Departamento de Policiamento e Fiscalização de Trânsito - DPFT, Hugo Guilherme Correia. Com o sistema, as multas aplicadas em Rondônia passam a ser registradas na carteira do motorista infrator que reside em outros estados.
O Renainf, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito, é um sistema de gerenciamento e controle de infrações de trânsito que integra os Detrans ao Sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) e ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
Ele tem por finalidade criar base nacional de infrações de trânsito e proporcionar condiçõess operacionais para o registro das mesmas, viabilizando o processamento dos autos de infrações das ocorrência e intercâmbio de informações. O sistema funciona hoje em vinte e cinco estados brasileiros.
Segundo o chefe do DPFT, com a implantação do sistema todos os veículos de Rondônia que sofreram multas em outros Estados da Federação vão ter o pagamento da multa exigido na hora em que forem licenciar o veículo. Antes do funcionamento do sistema, o Detran não tinha como vincular as autuações às placas.
A partir da integração ao Renainf, as autoridades de trânsito de Rondônia poderão multar os infratores também de outros Estados. Segundo o órgão, a ação reduzirá a impunidade, aumentando, conseqüentemente, a segurança nas vias públicas.
Rondônia tem hoje na base dados do Renainf 31.743 veículos multados em outras Unidades da Federação que já estão integrados ao sistema o que indica que 8,76% da frota do Estado sofreu multas. Esses mais de 30 mil veículos cometeram 67.690 infrações, o que dá uma média de 2,13 infrações cometidas fora do Estado.
Fonte: A/I DETRAN
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc

Deputado Alex Redano indicou R$ 200 mil para viabilizar o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim
O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), garantiu junto ao governo do estado a liberação de R$ 200 mil para apoiar a re

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)