Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia passa a integrar Registro Nacional de Multas


O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia passa, a partir da segunda-feira, 17, a integrar o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), banco de dados gerenciado a partir de Brasília pelo Departamento Nacional de Trânsito. Na última quarta-feira, dia 12, o Coordenador Nacional do Renainf, Danilo Roman Pasqual veio ao Estado para auxiliar e verificar os últimos preparativos para a integração total do Detran Rondônia ao sistema, oportunidade em que conversou com o diretor geral, Eduardo Batistela e o chefe do Departamento de Policiamento e Fiscalização de Trânsito - DPFT, Hugo Guilherme Correia. Com o sistema, as multas aplicadas em Rondônia passam a ser registradas na carteira do motorista infrator que reside em outros estados.

O Renainf, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito, é um sistema de gerenciamento e controle de infrações de trânsito que integra os Detrans ao Sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) e ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Ele tem por finalidade criar base nacional de infrações de trânsito e proporcionar condiçõess operacionais para o registro das mesmas, viabilizando o processamento dos autos de infrações das ocorrência e intercâmbio de informações. O sistema funciona hoje em vinte e cinco estados brasileiros.

Segundo o chefe do DPFT,  com a implantação do sistema todos os veículos de Rondônia que sofreram multas em outros Estados da Federação vão ter o pagamento da multa exigido na hora em que forem licenciar o veículo. Antes do funcionamento do sistema, o Detran não tinha como vincular as autuações às placas.

A partir da integração ao Renainf, as autoridades de trânsito de Rondônia poderão multar os infratores também de outros Estados. Segundo o órgão, a ação reduzirá a impunidade, aumentando, conseqüentemente, a segurança nas vias públicas.

Rondônia tem hoje na base dados do Renainf 31.743 veículos multados em outras Unidades da Federação que já estão integrados ao sistema o que indica que 8,76% da frota do Estado sofreu multas. Esses mais de 30 mil veículos cometeram 67.690 infrações, o que dá uma média de 2,13 infrações cometidas fora do Estado. 

Fonte: A/I DETRAN

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)