Quinta-feira, 24 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia: mais 25 mil empresários inadimplentes ou inativos


 
O número de microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados no Simples Nacional em Rondônia cresceu 11% nos últimos 12 meses e já supera a marca de 40 mil empresas. Consequência direta da recessão e do aumento do desemprego, os rondonienses tentam a sorte como autônomos ou abrindo o próprio negócio.

Pela Receita Federal, mais de 25 mil MEIs estavam inadimplentes no recolhimento de impostos ou inativos em dezembro de 2016. O índice de inadimplência sempre foi alto, passando de 59,86% no final de 2015 para 60,08% em dezembro de 2016. Ou seja, a cada 10 empresários que buscaram a formalização através do MEI, 6 não estão pagando em dia os tributos devidos.

A inadimplência quase sempre superou os 50%, mas com o contexto da recessão econômica, o número se agravou, pois o microempreendedor costuma ser mais suscetível a uma perda de mercado e a uma restrição de crédito. Muitas vezes ele também tem outra atividade, até mesmo um emprego com carteira de trabalho assinada, e acaba não conseguindo se dedicar tanto à empresa, optando por deixar o negócio parado, adormecido. Entre os motivos para a inadimplência, está também o mero esquecimento ou dificuldade para imprimir a cada mês a guia de pagamento.

De dezembro de 2015 a dezembro de 2016, o MEI em Rondônia ganhou mais de 5 mil novos registros, passando de 38.258 de optantes para 43.300. Já o acréscimo de pagantes em dia dos tributos devidos ficou abaixo de 18 mil, subindo de 14.826 para 17.043.

Castanheiras é o município com o menor índice de inadimplência, chegando a 20,69%, enquanto Candeias do Jamari é o município com o maior índice, chegando a 87,43%.

O grande prejudicado pela inadimplência é o próprio empreendedor, porque ao não estar em dia com o tributo mensal, corre o risco de não ter acesso a direitos previdenciários, como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria por invalidez.

Quem está inadimplente há muito tempo também corre o risco de ter o registro cancelado. De acordo com a regulamentação de maio de 2016, o registro pode ser cancelado após dois anos consecutivos e completos de não pagamento e/ou de omissão de declaração anual de das operações comerciais, a Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). A falta de pagamento mensal implica em cobrança de multa de 0,33% por dia de atraso (limitado a 20%) e de juros, calculados com base na taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), sendo que para o primeiro mês de atraso, os juros serão de 1%.

O MEI inadimplente fica também impossibilitado de obter certidões negativas de débito junto à Receita. Essas certidões são exigidas em situações como compra de imóvel, assinatura de contrato de aluguel e financiamentos bancários. A inadimplência pode levar ainda à exclusão do registro do Simples Nacional por débito tributário. Após dois anos contínuos sem nenhum pagamento do imposto mensal e sem entregar a declaração anual de renda, a legislação prevê o cancelamento automático do registro do MEI e do CNPJ.

Para receber orientações sobre gestão de empresas, você pode visitar um dos escritórios do Sebrae. Para mais informações, acesse o site do Sebrae ou entre em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800, ou pelo WhatsApp, 98130-5656.

Fonte: Veronesi

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, o Centro de Treinamento das Forças de Segurança em Ariquemes será realidade

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, o Centro de Treinamento das Forças de Segurança em Ariquemes será realidade

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), comemorou o avanço da proposta para construção do Centro de Treiname

EMDUR responde a pedido de providência do Vereador Everaldo Fogaça

EMDUR responde a pedido de providência do Vereador Everaldo Fogaça

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR) se manifestou, por meio do Ofício Externo nº 622/2025, em resposta ao pedido de providência do

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)