Quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 - 13h01
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), lançou nesta semana no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), o Programa Estadual de Inclusão Socioprodutiva.
Essa ação é composta pelos projetos Tesoura Produtiva (qualificação na área de corte, costura e mecânica de máquinas de costura; Copas (Capacitação em Confeitaria, Panificação, Assado e Sucos) e Beleza Estética (capacitação para cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação e maquiagem)).
Constam ainda nessa ação, os projetos Hotelaria e Governança (capacitação para recepcionista, mensageiro, camareira e cozinheira); Artesanato Solidário (capacitação em joalheria artesanal, lapidação de pedras, biojóias, pintura em tecido, confecção de sandálias, entre outros) e Inclusão Digital (Capacitação Tecnológica para crianças, jovens e adultos).
O primeiro projeto a começar suas atividades é o Copas, no qual estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 1.151.500,00 (um milhão cento e cinqüenta e um mil e quinhentos reais). O mesmo consiste na entrega de um laboratório composto por forno, cilindro, liquidificador, registro, mangueira, assadeiras balança, batedeira e botija de gás para as entidades prestadoras de serviços sem fins lucrativos para que sejam oferecidos curso nessas instituições e em Centros de Referência de Assistência Social.
Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que foi contratado pelo Governo do Estado para capacitar representantes das entidades contempladas, os quais atuarão como agentes multiplicadores nas suas respectivas comunidades.
A primeira-dama Ivone Cassol, ao discursar na solenidade de abertura destacou a relevância da iniciativa “É uma oportunidade para que as pessoas têm de desenvolver o seu empreendedorismo, gerando emprego e renda”, declarou ela, lembrando que embora não tenha ocupado nenhum cargo público, está sempre acompanhando o trabalho desenvolvido pelo governo Ivo Cassol desde que ele foi prefeito do município de Rolim de Moura.
Segundo Tânia Pires, a meta é transferir para entidades governamentais e não-governamentais dos 52 municípios 100 laboratórios, além de capacitar 150 pessoas para difundirem o conhecimento nos territórios, onde vivem. Com isso, acredita a secretária, será beneficiado um universo de 7.500 pessoas, tendo em vista que serão treinadas diretamente trezentas turmas com quinze alunos cada. “Estamos buscando o aumento da renda familiar, a segurança alimentar e o desenvolvimento de atitude solidária e empreendedora”, informou ela, anunciando que as atividades dos demais projetos se iniciam no início do próximo ano.
Fonte: A/I SEAS
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)