Terça-feira, 4 de novembro de 2008 - 00h00
A solenidade de abertura do XI Seminário Nacional de Cultura, no auditório do Sest-Senat, contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura Jucélis de Freitas, do Presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Júlio Yriarte, do gestor da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura Fábio Kobol , do gerente da Secretaira de Articulação Institucional também do Ministério da Cultura Fred Maia , além de vários segmentos culturais de diversos municípios do Estado, entre gestores de instituições culturais públicas e privadas, representantes de diversos setores de produção e difusão das artes, empreendedores, artesãos, técnicos e militantes de movimentos sociais, entre outros.
Os seminários Estaduais do Plano Nacional de Cultura constituem a etapa conclusiva de debate para a elaboração do primeiro planejamento de longo prazo do setor na história democrática do país. O processo, iniciado em Minas Gerais no final de junho deste ano, envolve a realização de seminários em todos os estados, além de consultas pela internet e outras atividades. Ao todo serão 27 Seminários, Rondônia realiza o vigésimo primeiro encontro, nos dias 4 e 5 de novembro no Sest-Senat, às margens da BR-364, em Porto Velho.
Até o final deste ano a sociedade brasileira terá a oportunidade de conhecer e opinar sobre os parâmetros que orientarão as políticas culturais em todo Brasil, num período de dez anos. Os Seminários estão sendo realizados numa parceria entre o Ministério da Cultura e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, além dos governos estaduais.
O objetivo final desse processo é o aperfeiçoamento do texto que subsidiará a relatoria e votação do projeto de lei do plano pelo congresso nacional. A intenção desse tipo de evento é de buscar a contribuição de cada estado na construção do Plano Nacional de Cultura, possibilitando a definição de políticas que assegurem aos brasileiros o exercício pleno de seus direitos culturais- enfatizou Fábio Kobol, gestor da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.
Durante os dois dias de evento os participantes terão acesso ás Oficinas do Sistema MINC: Oficina dos indicadores culturais; Observatório dos Editais; Mário de Andrade e Sistema Nacional de Cultura e mais Cultura.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)