Segunda-feira, 1 de dezembro de 2008 - 21h03
Ao empossar a vereadora eleita Epifânia Barbosa da Silva (PT), como secretária municipal de Educação, na manhã desta segunda-feira (1) no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles, o prefeito reeleito Roberto Sobrinho anunciou a reforma político-administrativa que pretende colocar em prática logo no início do próximo mandato. Epifânia retorna ao cargo do qual se afastou para disputar as eleições de outubro deste ano.
O plano de reforma está contido em mensagem que será encaminhada para apreciação na Câmara de Vereadores. "São mudanças necessárias para que o município de Porto Velho continue se desenvolvendo e estamos nos adiantando porque julgamos que não é preciso esperar o próximo ano para começar a trabalhar em um novo plano de governo. Esse mandato chega ao fim em dezembro e em janeiro iniciamos um novo mandato. Não será simplesmente dado continuidade ao trabalho que já vínhamos realizando", justifica Sobrinho.
A reforma, segundo o prefeito, objetiva tornar a máquina pública mais eficiente; adequá-la ao novo plano de governo e ao novo momento econômico que Porto Velho está vivendo, impulsionado pela construção das hidrelétricas e dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Temos que nos preparar para administrar cerca de R$ 300 milhões. Porto Velho nunca recebeu um montante tão grande de verbas federais", frisa Sobrinho, destacando que entre as mudanças administrativas está a estruturação de uma secretária exclusiva para conduzir as obras do PAC e das hidrelétricas.
A secretaria municipal de Obras (Semob), a partir de 2009 será responsável tanto pela manutenção da malha viária urbana quanto da rural, através da criação da Coordenadoria de Serviços Vicinais. Os reparos nas estradas por enquanto são executados pela secretaria de Agricultura (Semagric).
Para otimizar os trabalhos de expansão e adequação da cidade, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), além da iluminação pública passa a cuidar também da produção de artefatos de cimento e da pavimentação comunitária, dando suporte à Semob. No tangente ao trânsito da capital, além das ações estruturais, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) está criando o programa de agentes de trânsito e cuidando da elaboração do Plano Viário de Trânsito e Transporte de Porto Velho, que dará mais funcionalidade ao Tráfego local.
Outra grande preocupação apresentada pelo prefeito é com relação à limpeza da cidade, que passa a ter ações mais criteriosas. Junto à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) está sendo criada a Coordenadoria de Postura que, após um amplo trabalho de educação e conscientização, passará a agir rigidamente na fiscalização, coibindo o desperdício de água, depósito de sujeira nas vias públicas e terrenos baldios. Na Secretaria de Administração (Semad) será criada a Coordenadoria de Modernização Administrativa, para a melhor utilização dos recursos tecnológicos, proporcionando assim mais agilidade e comodidade tanto ao contribuinte como ao servidor. Por fim, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócio Econômico (Semdes) passa a responder pelos assuntos relacionados ao Turismo, com a criação da Coordenadoria de Turismo.
Posse Ao assinar o decreto que reconduz Epifânia Barbosa à Semed Sobrinho salientou que a medida é devido o trabalho que a mesma desenvolveu ao longo do último mandato. "Acredito que a ampla maioria dos votos que a Epifânia obteve é devido ao seu trabalho na educação. A educação de Porto Velho deu um salto de qualidade nos últimos anos, mas ainda há muito por fazer e nós consideramos a permanência da Epifânia na Semed muito importante", diz Roberto.
Epifânia voltou ao cargo nesta segunda-feira destacando que as pessoas que a elegeram como a vereadora mais votada do partido e a terceira mais votada no geral, com 3.577 votos, não ficarão sem representatividade na câmara. "Nós vamos continuar nosso trabalho na educação mas vamos também atuar em prol das demais áreas. Com a minha volta à Semed a população pode se sentir duplamente representada", frisa Epifânia.
A professora Fátima Ferreira, que esteve à frente da Semed nos últimos seis meses, ao deixar o cargo agradeceu o apoio que recebeu da equipe técnica da secretaria, dos professores e diretores das escolas, dos representantes da bancada federal e dos demais secretários. "Foi uma experiência nova, mas muito produtiva", resume Fátima.
Fonte: Ascom
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2