Terça-feira, 19 de abril de 2011 - 13h09
O prefeito Roberto Sobrinho participou na noite desta segunda feira (18), da aula inaugural de 670 alunos do Projeto Superação, o pré-vestibular da prefeitura de Porto Velho. Ele destacou que o objetivo do projeto é garantir o acesso ao ensino superior às pessoas que não têm condições de pagar um cursinho particular e se preparar para o vestibular. “Prefiro apostar em vocês a ter que aceitar a realidade que aí está”, disse.
Roberto sobrinho fez um breve relado dos investimentos feitos na educação do Município. “Hoje, temos 42 mil alunos em nossas escolas e atendemos 10.500 estudantes com o transporte escolar. Quando assumimos a prefeitura, em 2005, apenas 2.500 crianças tinham direito ao transporte”, afirmou. Além disso, destacou a inauguração de oito novas escolas somente em 2011.
O prefeito ainda falou de outro importante investimento para garantir o ensino superior às pessoas de baixa renda, a Faculdade da Prefeitura, que garante 170 bolsas integrais nas faculdades particulares. “Isso não é de graça não. Estamos devolvendo para vocês o dinheiro que vocês pagam através dos impostos, para que estejam preparados e ocupem os melhores postos de trabalho”, declarou.
A secretária municipal de educação, Maria de Fátima Ferreira, falou da atenção especial que o prefeito tem dado para o setor educacional, com investimentos em escolas, quadras cobertas, contratação e qualificação de profissionais. Ela disse que no início da gestão de Roberto Sobrinho, em 2005, o Município atendia somente 24 alunos com necessidades especiais, mas esse número agora aumentou para 500. “Esse é um dos melhores investimentos que a prefeitura faz em prol dos jovens e de todos que fazem parte desse projeto, e cada ano fica melhor”, declarou o coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa.
O coordenador do Projeto Superação, José Alves, também destacou o empenho de Roberto Sobrinho em melhorar a educação em Porto Velho, dando oportunidade aos menos favorecidos. Também elogiou o trabalho dos estagiários e professores. Ele pediu total empenho dos alunos, pois as aulas serão de segunda a domingo.
Homenagem
Falando em nome de todos que já ingressaram na faculdade após passarem pelo Projeto Superação e em nome dos novos alunos, a acadêmica de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria Rosileide Colares agradeceu todo esforço feito pela equipe de Roberto Sobrinho. “Fiz vestibular duas vezes e não passei. Depois de cursar o pré-vestibular da prefeitura, conseguir ingressar na universidade federal. Obrigado prefeito”, comemorou.
Uniformes
Ainda como parte da solenidade de abertura, foram entregues uniformes e apostilas aos estudantes Alcineia Monteiro da Silva,Cleberson Ferreira, Cintia Justiniano Cuelar, José da Costa Leal e Maria Helena Gomes. Eles representaram os cinco pólos de estudos do pré-vestibular municipal, que funcionam nas Escolas Maria Isaura, Tucumã, Pedro Batalha, Vôo da Juriti e Colégio Interação.
Balanço
Desde 2008, quando teve inicio o Projeto Superação, já se inscreveram 7.653 pessoas Desse total, 3.841 foram selecionados e 237 aprovados. As aulas são ministradas por 32 estagiários (acadêmicos da Unir) e 14 professores da rede municipal de ensino. Para participar do processo de seleção, é preciso ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano. O aluno também preenche um questionário socioeconômico, que poderá ajudá-lo no processo de seleção. A prioridade é para quem estudou em escola pública e não tem renda para pagar cursinhos particulares.
Fonte: Augusto José
Foto: Frank
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p