Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Roberto Sobrinho dá posse ao Conselho Municipal de Esportes


 
O secretário de Esportes e Lazer de Porto Velho, José Mário do Carmo Melo, o “Marinho Melo”, foi empossado nesta sexta-feira, 26, como o primeiro presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL). A solenidade ocorreu na Sala de Reunião do Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura da capital e junto com ele também foram empossados os representantes das entidades e instituições que compõe o colegiado, como a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), Associação dos Cronistas Esportivos, academias de ginástica, Conselho Regional de Educação Física (CREF), clubes sociais e esportivos, federações e entidades desportivas e comunitárias e instituições que congregam pessoas portadoras de necessidades especiais, totalizando 13 membros. 

Além do secretário Marinho Melo, a Semes também é representada no colegiado pelos servidores Edilson Pacheco Pinheiro, Vanderlei Rosa Trindade e Kleberson Luiz Lavor e Silva. Outros conselheiros empossados foram: Edílson de Oliveira França (federações e entidades esportiva), Valdenira Freitas de Souza (reconhecido saber jurídico-desportivo), Francisco Evaldo da Silva (clubes e entidades de práticas esportivas), Alda Cristina Luna Barbosa (entidades filantrópicas de portadores de necessidades especiais), Miguel Souza da Silva (crônica esportiva), Cleverson Cunha Pedraza (academia de ginásticas e similar), Francisco Chaves de Lima (esporte e lazer comunitários) e Juscimara Campo (Conselho Regional de Educação Física). 

O presidente do CMEL, Marinho Melo, adiantou que o conselho foi criado em 2008 pelo prefeito Roberto Sobrinho, mas a dificuldade para reunir todas as entidades afins para a escolha dos membros, fez com que a implantação só ocorresse agora. “Nós não conseguíamos congregar o número suficiente de pessoas porque a maioria ou estava fora do município ou fora do Estado. Mas no final do ano passado conseguimos nos reunir para eleger os membros. A presidência, por norma estatutária, fica sempre com o secretário que também é membro nado do conselho”, explicou. O mandato é de dois anos e na prática, a função do conselho será a de acompanhar o desenvolvimento dos projetos executados pela Semes, ajudar na elaboração do calendário esportivo do município e discutir e sugerir políticas públicas de incentivo e prática do esporte e lazer na capital.

Medalhas

Para o prefeito Roberto Sobrinho, o Conselho Municipal de Esporte e Lazer terá um papel fundamental dentro de sua administração, que é a de ajudá-lo a formular as políticas públicas para setor. “Com a criação do conselho queremos na verdade, é democratizar a discussão em torno das ações, projetos e programas que deverão ser desenvolvidos pela prefeitura. É um órgão consultivo, mas que também poderá atuar como um instrumento de controle social, no que diz respeito a aplicação de recursos para a área. E temos de ter a visão e a sabedoria de ampliar os espaços populares para a participação da sociedade nas decisões de governo”, disse Roberto Sobrinho. 

O prefeito lembrou ainda que um dos papéis fundamentais que o CMEL terá é com relação a implantação do Projeto Gol — Geração Olímpica, que está em fase de elaboração. As discussões envolvem técnicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto com as federações e entidades esportivas de Porto Velho. “Nossa ambição é preparar atletas não apenas para disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O que queremos é um atleta que represente a cidade e o Estado em condições de buscar medalhas para o Brasil. Sabemos da dificuldade que é trabalhar o esporte em todos os níveis, mas esse o salto de qualidade nós temos que dá para aproveitar esse bom momento que passa o País”, frisou. 

Participaram ainda da solenidade de posse, além do prefeito Roberto Sobrinho, a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa, a senadora Fátima Cleide (PT/RO), o presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Porto Velho, Jean Oliveira, o procurador-geral do Município, Mário Jonas Freitas Guterres e o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Ramiro Negreiro.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)