Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

RO é referência no País em pagamento de precatórios


RO é referência no País em pagamento de precatórios - Gente de OpiniãoRondônia se sobressaiu no mês de maio como o primeiro Estado do Brasil a quitar seus precatórios no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), que abrange também o Estado do Acre. Em função disso, o governo estadual recebeu, juntamente com outros 60 entes públicos, o Certificado Precatório Zero e um exemplar da "Carta de Serviços ao Cidadão", em solenidade realizada no último dia 18. O reconhecimento do tribunal ocorreu após cerca de 22 mil pessoas terem recebido seus créditos alimentícios como resultado do trabalho do Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios (JACP), criado há 9 anos com a missão de coordenar e acompanhar os convênios de cooperação técnica assinados com os governos dos dois Estados, prefeituras, fundações e autarquias.

De acordo com a presidente do TRT, desembargadora Vânia Maria da Rocha Abensur, a certificação foi entregue a todos os entes públicos que quitaram seus débitos, transformados em precatórios na Justiça Especializada, um total de 3.361, no período de 2003 a abril de 2012.

Na ocasião, quando o governador Confúcio Moura foi representado pelo chefe da Casa Civil, Juscelino do Amaral, a presidente do TRT destacou o empenho do governo de Rondônia, que se tornou referência para outras gestões públicas. Na avaliação da desembargadora Vânia Abensur, “quem honra com seus débitos trabalhistas, respeita o cidadão”.

Ao agradecer o reconhecimento do TRT, Juscelino do Amaral, afirmou que para o Estado é importante a adimplência e reforçou as palavras da desembargadora garantindo que "por ser o primeiro do Brasil, queremos ser um exemplo perante outros municípios e Estados, graças à excelente prestação jurisdicional da Justiça do Trabalho em Rondônia.

Ao ressaltar a importância do JACP, Vânia Abensur afirmou que desde 2003 vem sendo um mediador na conciliação entre as partes com o fim de dar maior rapidez ao pagamento dos precatórios alimentícios. “Desde sua criação o JACP vem celebrando convênios de cooperação mútua para pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor que se encontravam pendentes de pagamento”, argumentou a presidente do TRT.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)