Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ribeirinhos do Madeira levam seu repaldo ao MPF nessa quinta-feira


Na manhã da próxima quinta-feira, dia 05 de abril, representantes das comunidades ribeirinhas levarão ao Ministério Público Federal de Rondônia seu respaldo à Ação Civil Pública que embarga o Projeto das Usinas do Madeira.

Uma comissão de ribeirinhos das comunidades de Santo Antonio, Teotônio, Sacaca, Porto Seguro, Cachoeira dos Macacos, Boca do Jatuarana, Maravilha, São Carlos e Brasileira,  vai entregar um conjunto de declarações que atestam a ausência de consultas adequadas da parte de Furnas em suas respectivas localidades. Para Wesley Lopes, da coordenação do MAB-RO, membro do Fórum Independente Popular, a falta de consulta aos ribeirinhos e indígenas revela a insensibilidade social dos empreendedores, "que leva a repetir os mesmos erros que ocorreram na construção da Usina de Samuel ". 

As populações ribeirinhas do alto e do baixo Madeira reclamam reconhecimento da posse da terras, ocupadas por eles há décadas. Furnas, responsável pelos estudos de impacto, até agora não mapeou  e cadastrou as famílias ameaçadas, o que costuma ser pré-requisito em qualquer início de conversação em casos como esse.

A empresa também não teria se proposto a definir de forma conjunta os critérios de indenização e realocação. " É muito contraditório ou muito sintomático, que um projeto que se apresenta como gerador de emprego e renda, tenha como ponto de partida a destruição do modo de vida e da cultura de milhares de pessoas ao lado do Madeira", avalia o professor da UNIR, Luis Novoa, também membro do Fórum.

No dia 5 de abril, os manifestantes se concentrarão pela manhã na Praça Aluísio Ferreira, em Porto Velho, para seguirem em caminhada até o MPF, na Avenida Abunã, em Porto Velho.

Fonte: FIPM – Fórum Independente Popular do Madeira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)