Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Responsabilidade Social Empresarial é debatida em evento do SESI/RO


 
Já está comprovado que a prática traz retornos e ganhos positivos à indústria

Tão importante quanto investir em inovação tecnológica, qualificação de pessoal, qualidade de vida e responsabilidade social, é buscar a sustentabilidade nos modelos de gestão que agrega valor aos negócios. Foi com esse objetivo que os palestrantes do I Workshop de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) com o tema “Como a sustentabilidade agrega valor aos negócios” – promovido pelo SESI/RO, nesta semana, no município de Cacoal - conduziram as palestras para sensibilizar o empresariado rondoniense para o tema. Aproximadamente, 80 empresários participaram do evento.

A prática da responsabilidade social está atrelada aos retornos e ganhos positivos à indústria, a partir do aprimoramento das relações com os trabalhadores, clientes, fornecedores, de maneira a criar um ambiente favorável aos empreendimentos. A empresa socialmente responsável atende as necessidades do presente sem comprometer o futuro.

O discurso de abertura do evento feito pela superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela, reforçou que responsabilidade social empresarial agrega valor aos negócios. Ela abordou que com a crescente expansão das indústrias rondonienses, é pertinente que elas tenham em seu modelo de gestão o interesse pela temática de Sustentabilidade. “Por ser uma temática nova e muito debatida na atualidade, há a necessidade de discuti-la para que a empresa se mantenha com ética e transparência no mercado”, ressaltou.

Em nome do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú e representando os empresários locais, discursou o presidente do Sindicato dos Ceramistas do Estado, Osvaldo Rosalino. Para ele, as iniciativas para que um empreendimento saia à frente – tendo em vista este competitivo mercado – necessita que o olhar empresarial vá além dos investimentos estruturantes físicos e atenda ao capital social e humano que, verdadeiramente, resulta no aumento da produtividade e nas vantagens competitivas da empresa para enfrentar o mercado.

Já o palestrante e gerente Executivo da Unidade de RSE – SESI DN, Alex Mansur, comentou em sua apresentação que o trabalhador da indústria representa de 60 a 70% da produtividade da empresa, o que justifica o modelo de gestão adotado pelo SESI focado nesta classe. Ele demonstrou aos empresários as análises da prática e performance, orientações estratégicas da empresa, comparativos da posição colaboradores e gestores, medidas de produtividade, faturamento da empresa, avaliação de aspectos produtivos, entre outros aspectos.

Sobre Mundo Sustentável falou o conferencista, Tom Coelho, destacando as pequenas iniciativas responsavelmente sustentáveis que geram grandes resultados. A última apresentação da noite foi da assessora da coordenação do Meio Ambiente da Eletronorte, Joyce Meyre Degan, que exemplificou o tema com a apresentação da experiência de Sustentabilidade Empresarial do setor elétrico na região amazônica.

Para o empresário, Antonio Bisconsin – da Concreaço da Amazônia – as palestras foram produtivas ao trazerem mais conhecimento aos industriais da política voltada à responsabilidade social. “Há realmente a necessidade de se investir nessa questão, até mesmo, em reconhecimento ao trabalho executado pelo colaborador”, finalizou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)