Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Respeito à faixa de pedestre é tema de campanha



A Prefeitura de Porto Velho iniciou esta semana uma campanha educativa permanente para estimular o respeito à travessia de pedestres. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância de se respeitar a preferência dos pedestres na travessia e também para alertar os pedestres sobre como atravessar com segurança e tranquilidadeRespeito à faixa de pedestre é tema de campanha - Gente de Opinião.

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Itamar Ferreira, a campanha tem como meta alertar condutores e pedestres para a importância do uso correto da faixa de pedestre nos principais corredores de fluxo de veículos da cidade.

Com a ação educativa, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) espera contribuir para uma mudança de comportamento dos motoristas, fazendo-o entender que a travessia do pedestre deve ser respeitada, mesmo quando não existe semáforo. “A mudança dessa cultura é necessária para garantirmos, paz e mais segurança no trânsito de Porto Velho. E só conseguimos avançar e só conseguiremos esse feito, se houver uma mudança de comportamento. Essa mudança só é possível se nós estivermos predispostos a isso,” frisou o secretário. A campanha está sendo desenvolvida em frente das escolas nos horários de entrada e saída dos alunos, nos períodos da manhã e à tarde.

O secretário lembrou ainda que o espaço público, embora pertença a todos de maneira igualitária, nem sempre a convivência social no trânsito parece basear-se neste princípio. Os crescimentos populacionais, o aumento da frota de veículos, entre outros fatores, dificultam a locomoção das pessoas e geram a falta de comunicação com o espaço. E esses problemas todos acabam contribuindo para o surgimento de uma série de comportamentos inadequados no trânsito como, avanço de sinal, estacionamento em local proibido e travessia fora da faixa. A partir desses comportamentos surgem os acidentes de trânsito que, infelizmente, ainda são considerados pela maioria da população como se fosse uma fatalidade, algo que acontece ao acaso, uma ocorrência inevitável.

Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 11 mil pedestres por ano são vitimas de acidentes de trânsito. Os mais vulneráveis são as crianças e idosos: enquanto as crianças têm menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade, deficiências auditivas e visuais e redução dos reflexos.

Como orientação, o secretário lembrou que a travessia dos pedestres nas ruas deve ser feita sempre pela faixa de segurança. Se não houver faixa de segurança, atravessar a via sempre em linha reta, nunca em sentido diagonal.

Jamais atravessar pela frente ou pela traseira de um ônibus ou outro veículo, pois o condutor que estiver vindo poderá não visualizar o pedestre. Nunca atravessar driblando os carros em movimento. Olhar para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única. Quando atravessar, escolher um lugar onde tenha boa visão dos veículos e possa ser visto facilmente pelos motoristas, de preferência na esquina. Respeitar a vez do motorista. Nunca tentar atravessar se o sinal estiver aberto para os carros. Se ocorrer um acidente a culpa será do pedestre.

Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)