Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Representantes do TCE-AC acompanham sessão da 2ª Câmara do TCE-RO


 
A comitiva do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) que está visitando a Corte de Contas rondoniense (TCE-RO), composta pela conselheira Dulcinea Araújo, pelo procurador-chefe do Ministério Público de Contas, Mário Sérgio Neri de Oliveira, e pelo secretário das Sessões, Cleudo Mendonça, assistiram, na última quarta-feira (30), à sessão da 2ª Câmara, no Plenário Zizomar Procópio de Oliveira.

Na oportunidade, o presidente da 2ª Câmara, conselheiro Paulo Curi Neto, convidou os representantes do TCE acreano para comporem a mesa de trabalhos, a fim de acompanharem, de forma pormenorizada, as atividades desenvolvidas, em especial a apreciação dos processos durante a sessão.

Além de Paulo Curi, a 2ª Câmara conta ainda com os conselheiros Valdivino Crispim de Souza e Francisco Carvalho da Silva e a representante do Ministério Público de Contas, procuradora Yvonete Fontinelle de Melo.

Durante os trabalhos, a conselheira Dulcinea aproveitou para colher informações, visando à implantação das Câmaras no TCE-AC. Ela vai presidir a 1ª Câmara e, com as observações feitas na Corte rondoniense, acredita poder acelerar o processo de implantação das Câmaras na Corte acreana, instalando-as ainda neste mês de julho.

De acordo com a conselheira, o TCE-RO, por sua organização e desempenho, tornou-se uma referência na região Norte. “Já participei de cursos oferecidos pelo Tribunal de Contas de Rondônia, que foram de grande valia para o desempenho de minhas funções na Corte do Acre”, conta.

Sobre a sessão da 2ª Câmara, a conselheira enalteceu “o conhecimento, a humildade e a sabedoria dos conselheiros e da procuradora na apreciação e análise dos processos”. Ela pretende apresentar aos conselheiros do Acre o modelo de trabalho nas Câmaras e no Pleno do TCE-RO, para, possivelmente, ser implantado na Corte de Contas do vizinho estado.

Já o procurador-chefe do MP de Contas do TCE-AC, Mário Sérgio, destacou o funcionamento harmônico entre as Câmaras e o Pleno, aproveitando para agradecer o apoio dado à comitiva acreana pelo MP de Contas de Rondônia, bem como pelo presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo.

INTEGRAÇÃO

Ao final da sessão, os conselheiros que compõem a 2ª Câmara ressaltaram a integração entre os Tribunais de Contas dos dois estados na busca de soluções em comum. “A presença da comitiva do Acre em nossa sessão acende a chama da integração”, disse o conselheiro Francisco Carvalho.

Já o conselheiro Crispim observou que, pela proximidade geográfica, Rondônia e Acre têm situações e problemas semelhantes. “Por isso mesmo, devemos sempre estar integrados, a fim de que possamos vencer juntos”, enfatizou.

A procuradora Yvonete Fontinelle também destacou a cooperação entre os dois órgãos de controle externo, enquanto o presidente da 2ª Câmara, Paulo Curi, disse que a participação dos representantes do TCE-AC engrandeceu a sessão.

“É bom saber que temos algo a oferecer, mas temos muito mais a aprender. Essa troca de ideias é muito importante porque nos permite avançar”, salientou Paulo Curi, satisfeito, ainda, com a impressão positiva da conselheira sobre o descortino técnico e a seriedade no trato da coisa pública que há no TCE-RO.

O conselheiro Paulo Curi será o representante do TCE-RO no Termo de Cooperação firmado com o TCE-AC, visando ao aperfeiçoamento de procedimentos técnicos e operacionais relativos às duas instituições, a fim de que possam intercambiar experiências na busca de mais eficiência no controle das contas públicas.

Fonte: Ascom TCE
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)