Segunda-feira, 5 de abril de 2010 - 16h45
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou nesta segunda-feira (5) da reunião do Programa Mais Ambiente, que é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente – Abema, juntamente com representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados que compõem a Amazônia Legal. O objetivo do encontro foi esclarecer o Decreto de Nº 7.029, de 10 de dezembro de 2009, que originou o Programa Mais Ambiente.
A reunião aconteceu no auditório do Ministério Público, onde os técnicos ambientais participaram da apresentação do Programa Mais Ambiente que foi apresentado pelo representante do Ministério do Meio Ambiente João de Deus.
De acordo com o representante do Ministério do Meio Ambiente o programa será uma garantia para o proprietário rural. Explicou para os participantes que a implantação do programa Mais Ambiente nos Estados depende de cada um representante da Amazônia Legal, pois precisa realizar parceria com o Governo Federal.
A diretora de Monitoramento Ambiental da Sedam, Rosimery do Vale Ripke, explicou durante a reunião sobre o Cadastramento Ambiental Rural que já está sendo implantado na Sedam para os pequenos produtores e seus pontos favoráveis como, por exemplo, regularização ambiental, possibilitando o monitoramento e futuras ações preventivas. A Diretora esclareceu dúvidas dos participantes e mostrou as ferramentas do programa que se encontram no site da Sedam.
No decorrer da reunião os representantes de cada Estado da Amazônia Legal apresentaram a realidade ambiental de cadastramento rural para o Ministério do Meio Ambiente poder ver os pontos favoráveis para a implantação do Programa Mais Ambiente.
Segundo o secretário adjunto da Sedam, Valdir Harmatiuk, a importância dessa reunião é o Estado ter recebido os representes do Ministério do Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente - Abema, e os demais Estados que compõem a Amazônia Legal e apresentar a forma que Rondônia está trabalhando o Cadastro Ambiental Rural - CAR, avalizando o Estado a estar conveniando para a aplicação do decreto que criou o Programa Mais Ambiente. Rondônia vem a cada dia aperfeiçoando suas ferramentas. Da forma que o Estado está trabalhando, já podemos estar conveniando para implementação do decreto, no que tange ao Programa Mais Ambiente e qualificando outros programas da Sedam, aos programas federais com o intuito de buscar recursos, como por exemplo, o Programa de Recuperação de Mata Ciliar e programas e projetos de educação ambiental, desenvolvimentos pela Sedam.
Participaram da reunião, representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Acre, Amapá e Amazonas, representes do Ibama, Seagri, Emater, Tecnomapas, Furnas e Santo Antônio Energia.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)