Quinta-feira, 27 de novembro de 2008 - 08h43
O relatório Mensal do Mercado de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do mês de novembro, revela que consumo de energia elétrica em outubro de 2008 teve crescimento de 5,5% sobre o mesmo período do ano anterior.
Os resultados obtidos foram coletados pela EPE e pelos agentes de consumo do sistema elétrico nacional. A pesquisa foi realizada com consumidores que utilizam a rede elétrica de transmissão e de distribuição de energia de todo o Brasil.
O documento mostra que o consumo residencial de energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste teve crescimento elevado. A EPE considera que o aumento está associado ao uso de equipamentos eletrodomésticos e a incorporação de dois milhões de novos consumidores na rede.
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-RO) acredita que o crescimento na demanda de energia elétrica reflete o desenvolvimento econômico da região Norte. "A construção das hidrelétricas no rio Madeira (Jirau e Santo Antônio), por exemplo, é responsável pelo aumento da demanda por atrair mais trabalhadores e indústrias para a região", destacou.
Porém, o parlamentar se preocupa com atual modelo de geração de eletricidade à base de óleo diesel. Hoje 1,3 milhão de litros são transportados por dia por meio do Rio Madeira, com alto risco ambiental para abastecer o sistema termoelétrico.
O deputado acredita que com a construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho irá reduzir a queima e o transporte de óleo diesel. A obra do duto está em análise desde 2001, aguardando permissão do governo para que sua instalação seja feita.
A construção significará menos ambientais para Rondônia e mais conforto para a população. "O gasoduto permitirá uma combustão mais limpa," ressalta Pires, ao lembrar que a queima do gás natural substitui as energias poluidoras.
Fonte: Ascom
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d