Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reinserção social muda a vida de reeducandos


Uma nova chance foi o que a jovem Vanderléia Mota, de 29 anos, precisou para pensar e refletir sobre sua vida. Malu como é mais conhecida, se envolveu com drogas ainda na adolescência e ao ser presa pela segunda vez, teve a chance de trabalhar e criar uma nova visão sobre sua vida.

Nascida em Cacoal, Vanderléia se mudou para São Miguel ainda criança. Ao perder a mãe aos 9 anos de idade, a pequena foi morar com os tios que a maltratavam. A partir daí sua história foi tomando rumos incertos. Saiu da casa dos tios aos 17 anos e sob má influência, e como forma mais fácil de se manter, Vanderléia começou a vender drogas. O dinheiro da venda sustentava Malu e seu irmão mais novo que morava com ela.

Aos 19 anos, Malu foi presa pela 1ª vez. “As coisas pioraram quando eu fui presa. Aprendi muita coisa errada lá dentro e foi aí que perdi o apoio da minha família de vez. Em vez de me ajudar eles me desprezaram”.

A jovem ficou menos de um ano presa e ao sair, continuou no caminho errado. “Quando eu sai, já fui vender drogas no mesmo dia. Eu não tinha, não sabia fazer nenhuma outra coisa. E quanto mais eu me envolvia com essas pessoas erradas, mais fundo eu fui entrando”.

Malu ficou quatro anos em liberdade até ser presa pela segunda vez. Em 2010, a polícia foi à sua casa com um mandato de busca e drogas foram encontradas. Desde então Malu cumpre pena no presídio de Cacoal.

A história poderia se repetir como da primeira vez, mas agora Malu teve novas chances. Desde setembro ela tem a oportunidade de trabalhar durante o dia e apenas dormir no presídio, o que tem dado um novo ânimo para sua vida.

Durante a semana Malu trabalha até as 18 horas, após esse horário e durante os finais de semana e feriados, ela permanece no presídio. A cada três dias trabalhados, Malu, assim como todos os reeducandos, ganham um dia de remissão de pena.

“Pra mim esta chance foi uma maravilha. Eu nunca me esforcei para trabalhar assim, e agora que estou vivenciando isso eu estou gostando. Isto já está fazendo a diferença na minha vida. Eu não quero mais saber de vida errada”, ressaltou.

Malu enfatiza que uma das coisas que mais gosta é poder viver uma nova realidade. “Desta forma eu tenho a chance de viver em meio a outras pessoas, e não só com presos e quem faz coisa errada. E isso me dá exemplo, quando a gente está em contato com pessoas de bem, a gente começa a ter outra visão das coisas. Antes a minha realidade era apenas uma, hoje eu vivencio outras coisas melhores.

Sobre a Unidade Avançada de Planejamento do Governo de Rondônia, em Cacoal, local onde trabalha, Malu fala da receptividade dos colegas e da nova chance que tem. “Aqui onde eu estou trabalhando eu não tenho do que reclamar, as pessoas me tratam bem, não me discriminam. Todas as pessoas tem que entender que muitas vezes se a gente erra, é porque não teve contato com o que era certo. Eu estou tendo outra chance e quero poder aproveitá-la da melhor forma”.

Em relação ao trabalho dos reeducandos, a assessora técnica da Unidade Avançada de Planejamento de Cacoal, Helena Pereira dos Santos, explicou. “O reeducando quando vem para cá, nós fazemos um trabalho com eles. São oferecidos cursos de capacitação em diversas áreas. Passamos as funções para eles e o reeducando recebe pelo seu trabalho”.

Em relação aos reeducandos, Helena concluiu. “Já são pelo menos 2 anos trabalhando com esse programa de reinserção social e nunca tivemos nenhum tipo de problema. Pelo contrário, essa aproximação dá um novo ânimo e uma nova experiência para eles”.

Fonte: Giliane Perin /Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)