Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regularização fundiária: um direito do produtor Rural


Regularização fundiária: um direito do produtor Rural - Gente de Opinião

Regularização fundiária significa paz no campo, trará uma resultante econômica prevista de duas vezes mais o Produto Interno Bruto - PIB do Estado. Significará em fim e até que em fim, o fim da indústria da grilagem.  Será o ponto final na migração campo cidade. Em resumo a cidadania chegará à vida de quem vive e trabalha nos campos de Rondônia.

Essa problemática da violência com assassinatos no setor rural do Estado terá um fim ou pelo menos os índices alarmantes diminuirão a patamares suportáveis.

Essa é a meta e a tônica dos discursos do governador Confúcio Moura (PMDB) que confiou essa complexa missão a um jurista especialista em direito agrário, ex-ministro do INSS, ex-deputado estadual e ex-senador Amir Francisco Lando.

São 90 mil processos que perambulam pelas gavetas das varas da justiça e do vetusto Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA que parece ter acostumado à pecha injusta de inoperância, em que pese os mais de dez anos de inércia que estranhamente leva a cada dia a instituição e ao descrédito popular.

O INCRA de tamanha importância em um passado recente, responsável por toda a colonização da Amazônia nos anos 70 e 80 do século passado, hoje abriga servidores a espera de aposentadorias e muitas críticas de inoperância e até de incentivo as invasões em determinados regiões do país.Regularização fundiária: um direito do produtor Rural - Gente de Opinião

Partindo dessa triste realidade, a preocupação do atual governo (Confúcio Moura) é criar uma instituição oficial que ocupe essa lacuna deixada pelo INCRA e que se resolva de uma vez por todas a pendenga de ocupação fundiária sem amparo legal e sem uma política operacional por parte do Poder Executivo Estadual e Federal que leve realmente solução para os milhares de problemas que verdadeiramente infernizam a vida dos produtores rurais, sejam eles grandes ou pequenos.

Amir Lando tem sofrido críticas e posicionamentos injustos quanto à criação e aprovação pela Assembléia Legislativa de Rondônia, do Instituto de Terras do Estado – ITER.  Clique AQUI, e ouça entrevista de Amir ao jornalista Maurício Calixto na Radio Rondônia FM.

 Pura ignorância e desconhecimento de causa. A regularização fundiária realizada pelos Estados auspiciada pelo Governo Federal e até assistida pelo INCRA e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, trará com certeza um desenvolvimento econômico e social incomensurável, benéfico, para o carro chefe da economia do país que é o agronegócio, em seu bojo virá também  o respeito ao meio ambiente e  fixação perene de brasileiros e sua descendência na terra produtiva e capitalizada .

Regularização fundiária é cidadania é respeito ao produtor rural é um direito dos trabalhadores da terra, assentados pelo próprio Governo Federal.

Deputados Estaduais a quem interessa a não regularização fundiária das terras produtivas de Rondônia?

Os humildes e indefesos produtores rurais é quem realmente sabem qual a dor e agonia de trabalhar e derramar o seu suor sobre um solo sem nenhuma garantia jurídica. É crueldade, é malvadeza deixar esses anônimos brasileiros esperando por décadas um documento que é de direito de quem vive e trabalha na terra. Com a palavra sua excelência senhor Deputado estadual Valter Araújo (PP) presidente da ALE.

 Fonte: Benjamim Zegarra
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)