Porto Velho (RO) sábado, 25 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Recuperação de áreas degradadas no assentamento Joana D’arc é concluída


 
Após três meses de intenso trabalho, a prefeitura de Porto Velho concluiu esta semana os serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário no assentamento Joana D’arc, na margem esquerda do rio Madeira. Equipes da secretaria municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semagric) atenderam os produtores das Linhas 11, 15 e 17, além das Agrovilas. Os agricultores da Linha 9 foram os últimos a receber os benefícios.

O secretário José Wildes de Brito (Semagric) informou que o atendimento aos produtores faz parte da política implantada pelo prefeito Roberto Sobrinho, que visa o fortalecimento da agricultura familiar através da recuperação de áreas degradadas nas mais diversas regiões do município. O programa também tem como foco a preservação da natureza, pois a assistência da prefeitura evita que novas áreas de floresta sejam devastadas. “Trabalhamos nas áreas desmatadas, preparando e adubando a terra para o produtor”, finalizou o secretário.
A ação da prefeitura faz com que o agricultor aumente a sua produção e consequentemente, melhore sua qualidade de vida. O secretário explica que são incorporadas duas toneladas de calcário por hectare de terra. Ao todo, cerca de 170 toneladas do produto foram distribuídas gratuitamente somente no assentamento Joana D’arc. “Nada é feito de forma aleatória, os produtores contam com total apoio da equipe de assistência técnica da Semagric”, informa.

Outro grande benefício levado este ano aos produtores do assentamento Joana D’arc, conforme José Wildes foi a entrega de uma agroindústria (casa de farinha) para o beneficiamento da mandioca. “Isso vai agregar valor ao produto e gerar mais renda para as famílias”, disse o secretário.

Mandioca

A prefeitura através da Semagric, tem prestado toda assistência aos produtores do Joana D’arc interessados no cultivo da mandioca. Foi implantado no local o projeto intitulado “mandiocultura”, cujo objetivo é organizar o sistema de produção e aproveitamento de 100% da plantação. “Nossos técnicos auxiliaram na escolha da espécie mais adequada para a região e os agricultores já iniciaram o plantio. Acreditamos que dentro de oito meses farão a primeira colheita”, declarou. O projeto atende inicialmente 150 famílias de agricultores.

Açaí

Em parceria com o Sebrae e a Camargo Correia, a prefeitura de Porto Velho está incentivando a plantação do açaí no assentamento Joana D’arc. A Semagric fará o preparo da terra para que os agricultores iniciem a plantação. Pelo menos 200 famílias serão beneficiadas. O mesmo projeto está incentivando o plantio de abacaxi em Abunã e banana, em União Bandeirantes.

Fonte: Augusto José
 

Mais Sobre Política

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom

Sessão Solene da Assembleia homenageia forças de segurança

Sessão Solene da Assembleia homenageia forças de segurança

O deputado estadual Alex Silva (Republicanos) foi o proponente da sessão solene para outorgas de Voto de Louvor e entrega de medalhas do Mérito Legi

Deputada Mariana Carvalho entrega caminhões-pipa a Vale do Anari, Machadinho e Campo Novo de Rondônia

Deputada Mariana Carvalho entrega caminhões-pipa a Vale do Anari, Machadinho e Campo Novo de Rondônia

A deputada federal licenciada Mariana Carvalho realizou nesta semana a entrega de caminhões-pipas para os municípios de Vale do Anari, Machadinho do O