Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Recuperação de áreas degradadas no assentamento Joana D’arc é concluída


 
Após três meses de intenso trabalho, a prefeitura de Porto Velho concluiu esta semana os serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário no assentamento Joana D’arc, na margem esquerda do rio Madeira. Equipes da secretaria municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semagric) atenderam os produtores das Linhas 11, 15 e 17, além das Agrovilas. Os agricultores da Linha 9 foram os últimos a receber os benefícios.

O secretário José Wildes de Brito (Semagric) informou que o atendimento aos produtores faz parte da política implantada pelo prefeito Roberto Sobrinho, que visa o fortalecimento da agricultura familiar através da recuperação de áreas degradadas nas mais diversas regiões do município. O programa também tem como foco a preservação da natureza, pois a assistência da prefeitura evita que novas áreas de floresta sejam devastadas. “Trabalhamos nas áreas desmatadas, preparando e adubando a terra para o produtor”, finalizou o secretário.
A ação da prefeitura faz com que o agricultor aumente a sua produção e consequentemente, melhore sua qualidade de vida. O secretário explica que são incorporadas duas toneladas de calcário por hectare de terra. Ao todo, cerca de 170 toneladas do produto foram distribuídas gratuitamente somente no assentamento Joana D’arc. “Nada é feito de forma aleatória, os produtores contam com total apoio da equipe de assistência técnica da Semagric”, informa.

Outro grande benefício levado este ano aos produtores do assentamento Joana D’arc, conforme José Wildes foi a entrega de uma agroindústria (casa de farinha) para o beneficiamento da mandioca. “Isso vai agregar valor ao produto e gerar mais renda para as famílias”, disse o secretário.

Mandioca

A prefeitura através da Semagric, tem prestado toda assistência aos produtores do Joana D’arc interessados no cultivo da mandioca. Foi implantado no local o projeto intitulado “mandiocultura”, cujo objetivo é organizar o sistema de produção e aproveitamento de 100% da plantação. “Nossos técnicos auxiliaram na escolha da espécie mais adequada para a região e os agricultores já iniciaram o plantio. Acreditamos que dentro de oito meses farão a primeira colheita”, declarou. O projeto atende inicialmente 150 famílias de agricultores.

Açaí

Em parceria com o Sebrae e a Camargo Correia, a prefeitura de Porto Velho está incentivando a plantação do açaí no assentamento Joana D’arc. A Semagric fará o preparo da terra para que os agricultores iniciem a plantação. Pelo menos 200 famílias serão beneficiadas. O mesmo projeto está incentivando o plantio de abacaxi em Abunã e banana, em União Bandeirantes.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)