Quinta-feira, 28 de outubro de 2010 - 07h45
Após três meses de intenso trabalho, a prefeitura de Porto Velho concluiu esta semana os serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário no assentamento Joana D’arc, na margem esquerda do rio Madeira. Equipes da secretaria municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semagric) atenderam os produtores das Linhas 11, 15 e 17, além das Agrovilas. Os agricultores da Linha 9 foram os últimos a receber os benefícios.
O secretário José Wildes de Brito (Semagric) informou que o atendimento aos produtores faz parte da política implantada pelo prefeito Roberto Sobrinho, que visa o fortalecimento da agricultura familiar através da recuperação de áreas degradadas nas mais diversas regiões do município. O programa também tem como foco a preservação da natureza, pois a assistência da prefeitura evita que novas áreas de floresta sejam devastadas. “Trabalhamos nas áreas desmatadas, preparando e adubando a terra para o produtor”, finalizou o secretário.
A ação da prefeitura faz com que o agricultor aumente a sua produção e consequentemente, melhore sua qualidade de vida. O secretário explica que são incorporadas duas toneladas de calcário por hectare de terra. Ao todo, cerca de 170 toneladas do produto foram distribuídas gratuitamente somente no assentamento Joana D’arc. “Nada é feito de forma aleatória, os produtores contam com total apoio da equipe de assistência técnica da Semagric”, informa.
Outro grande benefício levado este ano aos produtores do assentamento Joana D’arc, conforme José Wildes foi a entrega de uma agroindústria (casa de farinha) para o beneficiamento da mandioca. “Isso vai agregar valor ao produto e gerar mais renda para as famílias”, disse o secretário.
Mandioca
A prefeitura através da Semagric, tem prestado toda assistência aos produtores do Joana D’arc interessados no cultivo da mandioca. Foi implantado no local o projeto intitulado “mandiocultura”, cujo objetivo é organizar o sistema de produção e aproveitamento de 100% da plantação. “Nossos técnicos auxiliaram na escolha da espécie mais adequada para a região e os agricultores já iniciaram o plantio. Acreditamos que dentro de oito meses farão a primeira colheita”, declarou. O projeto atende inicialmente 150 famílias de agricultores.
Açaí
Em parceria com o Sebrae e a Camargo Correia, a prefeitura de Porto Velho está incentivando a plantação do açaí no assentamento Joana D’arc. A Semagric fará o preparo da terra para que os agricultores iniciem a plantação. Pelo menos 200 famílias serão beneficiadas. O mesmo projeto está incentivando o plantio de abacaxi em Abunã e banana, em União Bandeirantes.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos
O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho
O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)