Terça-feira, 10 de abril de 2007 - 13h04
Em discurso proferido da tribuna, o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), disse que a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho é vital para Rondônia e que não entende os motivos que levaram o governo a não executar o projeto que tornará a região auto-suficiente em energia elétrica.
O senador observou que quando governador no período de 1994/99 implantou, à época, a Rondônia Gás (RONGÁS) - instituindo todas as condições para que o estado pudesse melhorar a distribuição de energia, a partir da exploração do gás da bacia de Urucu.
"Após um ano da licença ambiental concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o projeto ainda não saiu do papel", disse o senador, lembrando que a licença era o maior empecilho ao empreendimento. Para ele, o Brasil não pode ser humilhado pela Bolívia que comanda a distribuição do gás, enquanto as reservas de Urucu são desperdiçadas.
Raupp acrescentou ainda que a queima de óleo diesel pela termelétrica que hoje abastece os estados de Rondônia e Acre se constitui num grande fonte de poluição ambiental e que "não construir o gasoduto Urucu-Porto Velho é um crime de lesa-pátria segundo lhe adiantou o presidente da Eletrobrás, Valter Cardeal, em recente encontro".
O líder peemedebista revelou também que há mais de 5 anos cobra com insistência junto ao governo federal uma solução urgente para o gasoduto e que em audiência mantida com os ministros da Casa Civil, Dilma Roussel, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, ficou definido que o estado de Rondônia teria direito a dois milhões de metros cúbicos de gás/dia da bacia de urucu tão logo o gasoduto esteja em plena operação.
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro
A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília
O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)