Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp volta a cobrar gasoduto Urucu-Porto Velho


Em discurso proferido da tribuna, o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), disse que a  construção do gasoduto Urucu-Porto Velho é vital para Rondônia e que não entende os motivos que levaram o governo a não executar o projeto que tornará a região auto-suficiente em energia elétrica.

O senador observou que quando governador no período de 1994/99 implantou, à época, a Rondônia Gás (RONGÁS) - instituindo todas as condições para  que o estado pudesse melhorar a distribuição de energia, a partir da exploração do gás da bacia de Urucu.

"Após um ano da licença ambiental concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o projeto ainda não saiu do papel", disse o senador, lembrando que a licença era o maior empecilho ao empreendimento.  Para ele,  o Brasil não pode ser  humilhado pela Bolívia  que comanda a distribuição do gás,  enquanto as reservas de Urucu são desperdiçadas.

Raupp acrescentou ainda que a queima de óleo diesel pela termelétrica que hoje abastece os estados de Rondônia e Acre se constitui num grande fonte de poluição ambiental e que "não construir o gasoduto Urucu-Porto Velho é um crime de lesa-pátria segundo lhe adiantou o presidente da Eletrobrás, Valter Cardeal, em recente encontro".

O líder peemedebista revelou também que há mais de 5 anos cobra com insistência junto  ao governo federal uma solução urgente para o gasoduto e que em audiência mantida com os ministros da Casa Civil, Dilma Roussel, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, ficou definido que o estado de Rondônia teria direito a dois milhões  de metros cúbicos de gás/dia da bacia de urucu tão logo o gasoduto  esteja em plena operação.
 
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)