Terça-feira, 10 de abril de 2007 - 13h04
Em discurso proferido da tribuna, o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), disse que a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho é vital para Rondônia e que não entende os motivos que levaram o governo a não executar o projeto que tornará a região auto-suficiente em energia elétrica.
O senador observou que quando governador no período de 1994/99 implantou, à época, a Rondônia Gás (RONGÁS) - instituindo todas as condições para que o estado pudesse melhorar a distribuição de energia, a partir da exploração do gás da bacia de Urucu.
"Após um ano da licença ambiental concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o projeto ainda não saiu do papel", disse o senador, lembrando que a licença era o maior empecilho ao empreendimento. Para ele, o Brasil não pode ser humilhado pela Bolívia que comanda a distribuição do gás, enquanto as reservas de Urucu são desperdiçadas.
Raupp acrescentou ainda que a queima de óleo diesel pela termelétrica que hoje abastece os estados de Rondônia e Acre se constitui num grande fonte de poluição ambiental e que "não construir o gasoduto Urucu-Porto Velho é um crime de lesa-pátria segundo lhe adiantou o presidente da Eletrobrás, Valter Cardeal, em recente encontro".
O líder peemedebista revelou também que há mais de 5 anos cobra com insistência junto ao governo federal uma solução urgente para o gasoduto e que em audiência mantida com os ministros da Casa Civil, Dilma Roussel, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, ficou definido que o estado de Rondônia teria direito a dois milhões de metros cúbicos de gás/dia da bacia de urucu tão logo o gasoduto esteja em plena operação.
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)