Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp sabia que o Bco. Central destruía o Beron e nada fez


Por Nelson Townes

Porto Velho, domingo, 2 de setembro de 2007 - O então governador de Rondônia Valdir Raupp, hoje senador, sabia, há exatos 9 anos, que o Banco Central estava destruindo o Banco do Estado (Beron) e criando uma dívida de cerca de meio bilhão de reais para o povo de Rondônia pagar.

Raupp, que hoje protesta contra o pagamento da suposta dívida causada pelo Beron à União, e proclama trabalhar para sua extinção, foi quem chamou o Banco Central para intervir no banco dos rondonienses.

Antes de chamar o Banco Central, através de um ofício, para denunciar "irregularidades" na instituição, Raupp provocou uma corrida de correntistas para sacar dinheiro do banco estadual após dizer que o Beron estava "falido."

Outro político responsável pela conta que o povo rondoniense paga pelos prejuízos causados pelo Banco Central ao Beron foi o então senador Odacir Soares Rodrigues (na época no PTB), que, na condição de relator da comissão que analisou a dívida do Beron, votou a favor de que o Senado autorizasse o Estado de Rondônia a pagá-la.

Nessa mesma época, um relatório de uma Comissão Especial Multidisciplinar do tribunal de Contas de Rondônia, concluía que Banco Central, através da intervenção chamada de Administração Especial Temporária (RAET) praticou e permitiu que seus agentes praticassem atos lesivos ao Beron, à Rondônia Crédito Imobiliário (Rondopoup) e em conseqüência ao estado de Rondônia.

O relatório alertava o Tribunal de Contas – e em consequência o próprio governador Valdir Raupp - a agir com urgência para salvaguardar os interesses de Rondônia, alertando que os desmandos do Banco Central no Beron estavam aumentando o passivo do banco no montante de R$ 423.691.000,00 (quase meio bilhão de reais) agregado a outros passivos.

Fonte: NOTICIA.RO.COM - Por Nelson Townes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

No recente evento de instalação da Bancada do Norte em Brasília, a Deputada Federal Cristiane Lopes se destacou ao ressaltar a importância estratégi

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

As obras do programa Tchau Poeira, que visam melhorar a infraestrutura de diversos bairros em Porto Velho, estão enfrentando um impasse preocupante.

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Buscando a efetiva aplicação da Lei nº 4.993/2021, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou um Requerimento (1086/2024) ao Governo

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)