Segunda-feira, 17 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp sabia que o Bco. Central destruía o Beron e nada fez


Por Nelson Townes

Porto Velho, domingo, 2 de setembro de 2007 - O então governador de Rondônia Valdir Raupp, hoje senador, sabia, há exatos 9 anos, que o Banco Central estava destruindo o Banco do Estado (Beron) e criando uma dívida de cerca de meio bilhão de reais para o povo de Rondônia pagar.

Raupp, que hoje protesta contra o pagamento da suposta dívida causada pelo Beron à União, e proclama trabalhar para sua extinção, foi quem chamou o Banco Central para intervir no banco dos rondonienses.

Antes de chamar o Banco Central, através de um ofício, para denunciar "irregularidades" na instituição, Raupp provocou uma corrida de correntistas para sacar dinheiro do banco estadual após dizer que o Beron estava "falido."

Outro político responsável pela conta que o povo rondoniense paga pelos prejuízos causados pelo Banco Central ao Beron foi o então senador Odacir Soares Rodrigues (na época no PTB), que, na condição de relator da comissão que analisou a dívida do Beron, votou a favor de que o Senado autorizasse o Estado de Rondônia a pagá-la.

Nessa mesma época, um relatório de uma Comissão Especial Multidisciplinar do tribunal de Contas de Rondônia, concluía que Banco Central, através da intervenção chamada de Administração Especial Temporária (RAET) praticou e permitiu que seus agentes praticassem atos lesivos ao Beron, à Rondônia Crédito Imobiliário (Rondopoup) e em conseqüência ao estado de Rondônia.

O relatório alertava o Tribunal de Contas – e em consequência o próprio governador Valdir Raupp - a agir com urgência para salvaguardar os interesses de Rondônia, alertando que os desmandos do Banco Central no Beron estavam aumentando o passivo do banco no montante de R$ 423.691.000,00 (quase meio bilhão de reais) agregado a outros passivos.

Fonte: NOTICIA.RO.COM - Por Nelson Townes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Alex Redano solicita recuperação urgente da “Rodovia Expresso Porto” em Porto Velho

Presidente Alex Redano solicita recuperação urgente da “Rodovia Expresso Porto” em Porto Velho

O deputado e presidente da assembleia Legislativa deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Poder Executivo e ao Departamento

Presidente Alex Redano entrega playgrounds para escolas e creches de Ariquemes

Presidente Alex Redano entrega playgrounds para escolas e creches de Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), entregou, na tarde desta quinta-feira (14), novos playgroun

Deputadas Cristiane Lopes e Rosangela Moro se unem para garantir atendimento psicológico e exames para mães atípicas no SUS

Deputadas Cristiane Lopes e Rosangela Moro se unem para garantir atendimento psicológico e exames para mães atípicas no SUS

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 11 de março, o Projeto de Lei 4942/2023, de autoria das deputadas federais Cristiane Lopes (Un

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de março de 2025 | Porto Velho (RO)