Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp pede a liberação de mais recursos para municípios



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou nesta quinta-feira (2) que o governo federal não tem dado a devida atenção aos municípios brasileiros. Ele disse que o repasse de recursos está aquém do necessário e alguns municípios encontram-se em situação calamitosa. Em diversos casos, disse o senador, as prefeituras não sabem de onde tirarão dinheiro para pagar o 13º salário do funcionalismo.

Raupp informou que a União Brasileira de Municípios (Ubam) enviou recentemente documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a liberação imediata de R$ 2 bilhões da chamada Ajuda Financeira aos Municípios (AFM), criada para compensar a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) durante a crise financeira internacional de 2008.

De acordo com a Ubam, registrou o senador, o total de repasses do FPM entre janeiro e setembro de 2010 apresentou redução de 11%, se comparado ao mesmo período de 2008. Raupp disse que o presidente da entidade, Leonardo Santana, culpa a "ineficiência da equipe econômica" do governo Lula por esse desequilíbrio nos repasses.

- O Produto Interno Bruto do Brasil cresce, neste ano, a um taxa de mais de 7% ao ano. É um crescimento quase equivalente ao da China. É um paradoxo o que estamos vivendo neste momento, em que a receita da União cresce extraordinariamente, o PIB cresce exponencialmente, e os municípios estão com essa dificuldade financeira - disse o senador.

A falta de dinheiro nos municípios já ameaça prejudicar serviços essenciais à população, como saúde, educação e assistência social. Raupp disse esperar que o governo federal atenda o pleito dos municípios e libere recursos urgentes para que esses entes federativos equilibrem suas contas.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o pronunciamento do colega e concordou que o governo federal tem sido omisso quanto à situação dos municípios.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)