Terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 14h45
Aposição de Placa no Instituto Federal de Educação Tecnológica, contou com a presença de pais de alunos, professores e autoridades políticas que contribuíram para a transformação da Escola Auta Raupp em Núcleo avançado de Cacoal.
O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (20) na sede da Escola Auta Raupp. A cerimônia foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Pesquisas Avançadas, professora Raimunda Maria Rodrigues. A conquista foi celebrada por todos, tendo em vista de que o momento é divisor de águas rumo à formação e profissionalização de jovens do município e região.
O Senador da República Valdir Raupp (PMDB/RO), representante de políticos da esfera federal que se empenharam na federalização da Escola Auta Raupp. O descerramento da placa sela o compromisso do Instituto Federal de Rondônia junto à comunidade cacoalense. “ Toda região central e zona da mata rondoniense deve celebrar a inserção deste núcleo que irá colaborar para a profissionalização de jovens e adolescentes inseridos no mercado de trabalho,” afirmou o senador.
A antiga Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste e a Escola Técnica Federal de Rondônia de Ji-Paraná, foram integradas e transformadas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A nova configuração da rede federal, através do Instituto Federal de Rondônia está estruturado da seguinte forma: 5 campus – Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Porto Velho; um núcleo avançado em Cacoal; e a reitoria em Porto Velho.
O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez, durante pronunciamento, disse que o estado de Rondônia vive momento único na área de ciências tecnológicas. “O núcleo de pesquisa de Cacoal faz parte do programa de expansão do governo federal que amplia 150 unidades em todo país”.
Segundo o coordenador geral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em Cacoal, professor Juliano Cristhian, estão sendo realizado o levantamento das necessidades e melhorias na estrutura física. “O curso de Fitoterapia com duração de 40 horas marca o início das atividades da Formação Inicial e Continuada. O curso é aberto à comunidade , terá início dia primeiro de dezembro na Escola Auta Raupp”, disse Juliano.
Ao final do evento, o senador Valdir Raupp anunciou a indicação de emenda para construção de um auditório, que deve contribuir para realização de encontros, seminários e debates científicos.
Centenário da Rede Federal
Há cem anos começou a ser construída a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica dando início a uma história que no ano passado foi consolidada com a Lei 11.892 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Fonte: Estefânia Procópio
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al