Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp e dep.Marinha participam da sessão de promulgação da PEC da Transposição



O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha participaram na manhã de hoje da sessão do Congresso Nacional, que promulgou a Emenda Constitucional nº 60, que transfere para os quadros da União os servidores do ex-território federal de Rondônia.

“A quarta-feira, dia 11 de novembro foi um dia histórico para o estado de Rondônia”, disse o senador após a promulgação da PEC 87A, agora transformada em emenda constitucional. “A promulgação da PEC significa uma vitória dos servidores”, comentou a deputada Marinha, ao ressaltar que a próxima luta será a regulamentação da lei por parte do governo federal.

Relator da matéria no Senado Federal, o senador Raupp lembrou que o seu relatório foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e aprovado na própria CCJ e no plenário, no dia 28 de outubro último. “Essa mesma brevidade quer tive com a apresentação do relatório à CCJ, espero que o governo federal tenha com a regulamentação da PEC da transposição”, disse o senador.

Informou o senador que está com audiência marcada com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para a próxima semana, quando será discutido o processo de transferência dos servidores para os quadros da União. Com o processo envolverá cerca de 15 mil servidores, espera-se que o governo federal defina ainda, este ano, uma comissão formada por representantes dos governos federal e estadual, além dos sindicalistas para tratar das regras da transição, ressaltou Raupp.

O senador acrescentou que a economia para o estado com a transferência dos servidores para a União será em torno de 30 a R$ 40 milhões e que tais recursos poderão ser investidos pelo governo do estado em melhorias salariais dos demais servidores das áreas de educação, saúde e segurança pública. “Nas visitas aos municípios do estado pude observar que a expectativa dos servidores é muito grande em relação ao início do processo de transferência para os quadros do governo federal”, mencionou o senador.

Para ele, o PMDB que sempre trabalhou pela aprovação da PEC no Senado e na Câmara dos Deputados também dará apoio político para que a regulamentação seja uma realidade. “Durante a tramitação da PEC da transposição nas duas casas legislativas, eu e a deputada Marinha Raupp tivemos a oportunidade de solicitarmos aos líderes partidários, o apoio para que a matéria fosse pautada e votada”, comentou o senador Raupp, explicando que prazos regimentais foram abreviados para que a PEC chegasse ao Plenário das duas casas em prazo recorde.

Fonte: Ribamar Rodrigues

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)