Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp diz que construção de hidrelétricas mudará perfil econômico


A construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio em Rondônia, a partir do aproveitamento das águas do rio Madeira vai mudar para sempre o perfil da região norte, elevando decisivamente o nível de vida das pessoas que vivem tanto no lado brasileiro como no lado boliviano. A declaração foi feita pelo líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp(RO) durante sessão realizada nesta quinta-feira, em virtude   das informações  de que as autoridades bolivianas não aceitam  o relatório do IBAMA sobre possíveis impactos ambientais que as duas hidrelétricas causariam àquele país.

Acrescentou o líder peemedebista que além das duas hidrelétricas, o governo brasileiro planeja também outras duas, sendo uma binacional na fronteira entre Brasil/Bolívia e a outra no território boliviano, no rio Beni o que demonstra  uma vontade inequívoca  do nosso país em investir neste setor estratégico para as duas nações.

Raupp entende que não há “razões para que a Bolívia crie obstáculos à construção das usinas de Jirau e Santo Antonio que serão construídas totalmente em território nacional”. E prosseguiu, “não queremos que se repita, no caso das hidrelétricas, o tipo de impasse que ocorreu, no ano passado  com a Petrobras, na Bolívia”, disse.

Ele citou que o interesse boliviano no aproveitamento energético do rio Madeira é tão grande quanto o nosso e que ao final da construção das hidrelétricas, o rio Madeira  será integralmente navegável proporcionando a Bolívia – um país não-navegável – a grande vantagem  de ter uma saída para o Pacífico, pelo Peru, e para o Atlântico, pelo Brasil.

Ao finalizar o seu pronunciamento, o líder do PMDB afirmou que este assunto foi discutido com o presidente Evo Morales que esteve esta semana, em Brasília concluindo os entendimentos com o governo brasileiro sobre a questão do gás natural. As hidrelétricas no rio Madeira estiveram na agenda de negociações dos dois presidentes, ressaltou o senador Raupp, acrescentando que os rondonienses e os bolivianos “aguardam ansiosos o cumprimento das promessas de crescimento acelerado que o governo vem anunciando para o próximo quadriênio”.  

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)