Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Raupp destaca importância da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa


O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), saudou em Plenário, a Lei Geral das Micro e Pequena Empresa, aprovada pelo Congresso em dezembro do ano passado, mas que só deve ser implementada no segundo semestre deste ano, por solicitação da Receita Federal, que pediu prazo para adaptar o sistema.

Raupp citou que a Lei Geral defende regras comerciais e tributárias mais justas garantindo maior lucratividade ao setor e que, "atualmente, dos 16 milhões de empreendimentos na categoria de micro e pequenos negócios, nada menos do que 11 milhões estão imersos no circuito da informalidade".

O senador enumerou, entre os benefícios da nova lei, a desburocratização no processo de abertura de novas empresas, pois os documentos para sua constituição serão entregues a um só órgão e haverá registro único que servirá para as esferas federal, estadual e municipal de governo.

"Premiados com tributos mais modestos, muitos empreendimentos ganharão, daqui para frente, alíquotas que variam de acordo com o faturamento, de 4% a 11,61% no comércio" assinalou o parlamentar.

Valdir Raupp ressaltou ainda que o novo regime do Supersimples garantiu às pequenas empresas vantagens em licitações públicas, além da criação de um novo programa de parcelamento de dívidas com a Previdência Social.

O parlamentar fez um pequeno histórico da tentativa de regulamentar a matéria desde 1979, com o primeiro Congresso Brasileiro da Micro e Pequena Empresa, com destaque para a aprovação em 1996, do Simples que reduziu a carga tributária e simplificou a burocracia para micro e pequenas empresas de alguns setores e  a Proposta de Emenda Constitucional(PEC-42/03) , que unificou a tributação da União, estados e municípios.

'Tal evolução gradativa do tratamento diferenciado às pequenas e microempresas não comporta retrocessos. A Lei Geral representa um passo da maior importância, fortalecendo a estrutura empresarial brasileira, cuja base se assenta nos empreendimentos de menor porte"   ressaltou.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Le

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM  e cobra desburocratização

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM e cobra desburocratização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado estadual Sargento Eyder Brasil (PSL) defendeu um local digno de trabalho aos policia

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

A vereadora Cristiane Lopes (progressistas), mesmo em campanha do segundo turno rumo à prefeitura de Porto velho, não parou com os seus trabalhos le

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa convoca Governo para apresentar estágio do PCCR da Saúde

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa convoca Governo para apresentar estágio do PCCR da Saúde

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta terça-feira (24), no plenarinho 01,