Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp destaca importância da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa


O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), saudou em Plenário, a Lei Geral das Micro e Pequena Empresa, aprovada pelo Congresso em dezembro do ano passado, mas que só deve ser implementada no segundo semestre deste ano, por solicitação da Receita Federal, que pediu prazo para adaptar o sistema.

Raupp citou que a Lei Geral defende regras comerciais e tributárias mais justas garantindo maior lucratividade ao setor e que, "atualmente, dos 16 milhões de empreendimentos na categoria de micro e pequenos negócios, nada menos do que 11 milhões estão imersos no circuito da informalidade".

O senador enumerou, entre os benefícios da nova lei, a desburocratização no processo de abertura de novas empresas, pois os documentos para sua constituição serão entregues a um só órgão e haverá registro único que servirá para as esferas federal, estadual e municipal de governo.

"Premiados com tributos mais modestos, muitos empreendimentos ganharão, daqui para frente, alíquotas que variam de acordo com o faturamento, de 4% a 11,61% no comércio" assinalou o parlamentar.

Valdir Raupp ressaltou ainda que o novo regime do Supersimples garantiu às pequenas empresas vantagens em licitações públicas, além da criação de um novo programa de parcelamento de dívidas com a Previdência Social.

O parlamentar fez um pequeno histórico da tentativa de regulamentar a matéria desde 1979, com o primeiro Congresso Brasileiro da Micro e Pequena Empresa, com destaque para a aprovação em 1996, do Simples que reduziu a carga tributária e simplificou a burocracia para micro e pequenas empresas de alguns setores e  a Proposta de Emenda Constitucional(PEC-42/03) , que unificou a tributação da União, estados e municípios.

'Tal evolução gradativa do tratamento diferenciado às pequenas e microempresas não comporta retrocessos. A Lei Geral representa um passo da maior importância, fortalecendo a estrutura empresarial brasileira, cuja base se assenta nos empreendimentos de menor porte"   ressaltou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)