Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp defende solução para exportação de carne de Guajará-Mirim e Bolívia



O impasse criado para a exportação de produtos de origem animal, a partir do município de Guajará-Mirim para a Bolívia está prestes a ser resolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA). A informação é do senador Valdir Raupp, que esteve na tarde desta segunda-feira (18/10), em Brasília, participando de uma audiência com o ministro Wagner Rossi e o diretor da Secretaria de Defesa Agropecuária, Francisco Sérgio Jardim.

Durante a audiência, o senador explicou ao ministro e ao diretor da SDA, os problemas causados para os exportadores de produtos de origem animal (carne e outros derivados) e para a própria economia do município. O impasse ocorreu quando a Unidade de Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura, em Guajará-Mirim proibiu a exportação de carne para a Bolívia.

Na audiência, o senador propôs a celebração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público, a Associação Comercial e os representantes do setor de exportação para que sejam cumpridas todas as condições definidas, na Instrução Normativa nº 34/2009, do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA).

A Instrução no seu Artigo 1º estabelece os procedimentos de fiscalização pelo Serviço de Vigilância Agropecuária (SVA) e Unidade de Vigilância Agropecuária (UVAGRO), localizados em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais, e de certificação pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), nos estabelecimentos habilitados ao comércio internacional, com vistas ao controle das exportações de produtos de origem animal, na forma da presente Instrução Normativa.

O ministro Wagner Rossi acolheu a sugestão do senador Raupp, e determinou que o secretário Francisco Jardim iniciasse os procedimentos visando a solução para o impasse com o setor exportador de Guajará-Mirim. O senador disse que interrompeu a sua agenda de campanha de 2º turno, em Rondônia, nesta segunda-feira, para participar dessa audiência, em Brasília e buscar uma solução para o setor exportador rondoniense. “Estou satisfeito com a acolhida de nossa proposta pelo ministro Rossi”, afirmou o senador.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)