Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp defende que a Policia Federal investigue assassinato de advogado em Rondônia


O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), solicitou hoje(02/04) em Plenário que a Polícia Federal assuma a investigação em torno do crime praticado na última sexta-feira contra o advogado Walter Nunes de Almeida, presidente da seção da  Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) no município de Cacoal, em Rondônia. A intervenção da PF é necessária, segundo o senador, "em virtude do clima de insegurança que impera na cidade e região".

Ao lamentar o acontecimento, o senador  afirmou que o crime pode estar relacionado com o clima tenso  existente na reserva indígena Roosevelt envolvendo garimpeiros  e os próprios índios que atuam na exploração ilegal de diamantes na área. 

Ele revelou que a situação é tão grave que a Ordem dos Advogados de Rondônia produzirá um  relatório definitivo. a partir de informações colhidas  por uma comissão de advogados da subseção de Pimenta Bueno, que será encaminhado ao Conselho Federal da entidade, em Brasília.

"As autoridades governamentais precisam agir rápido para que se evite o massacre ocorrido em abril de 2004 quando 29 garimpeiros foram mortos em função da extração desordenada e ilegal de diamantes", disse o líder do PMDB no Senado, explicando que nos últimos anos pediu por duas vezes ao Ministério da  Justiça  uma solução para o caso.  Segundo ele, "o governo poderia   criar uma  estatal para regulamentar a exploração  de diamantes no garimpo, acrescentou o senador".

Devido a insegurança que impera na região, o senador mencionou que "se não forem adotadas providências imediatas, Rondônia pode voltar em breve às páginas da mídia nacional como palco de mais uma tragédia envolvendo índios e garimpeiros."

Ao reiterar o que disse na semana passada da tribuna do Senado, o senador Valdir Raupp frisou que  "basta não fazermos nada para assistir, em breve, a novo banho de sangue na região.", lembrando que  há na região todos os ingredientes para a explosão da  violência.

 

Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)