Segunda-feira, 2 de abril de 2007 - 18h28
O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), solicitou hoje(02/04) em Plenário que a Polícia Federal assuma a investigação em torno do crime praticado na última sexta-feira contra o advogado Walter Nunes de Almeida, presidente da seção da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) no município de Cacoal, em Rondônia. A intervenção da PF é necessária, segundo o senador, "em virtude do clima de insegurança que impera na cidade e região".
Ao lamentar o acontecimento, o senador afirmou que o crime pode estar relacionado com o clima tenso existente na reserva indígena Roosevelt envolvendo garimpeiros e os próprios índios que atuam na exploração ilegal de diamantes na área.
Ele revelou que a situação é tão grave que a Ordem dos Advogados de Rondônia produzirá um relatório definitivo. a partir de informações colhidas por uma comissão de advogados da subseção de Pimenta Bueno, que será encaminhado ao Conselho Federal da entidade, em Brasília.
"As autoridades governamentais precisam agir rápido para que se evite o massacre ocorrido em abril de 2004 quando 29 garimpeiros foram mortos em função da extração desordenada e ilegal de diamantes", disse o líder do PMDB no Senado, explicando que nos últimos anos pediu por duas vezes ao Ministério da Justiça uma solução para o caso. Segundo ele, "o governo poderia criar uma estatal para regulamentar a exploração de diamantes no garimpo, acrescentou o senador".
Devido a insegurança que impera na região, o senador mencionou que "se não forem adotadas providências imediatas, Rondônia pode voltar em breve às páginas da mídia nacional como palco de mais uma tragédia envolvendo índios e garimpeiros."
Ao reiterar o que disse na semana passada da tribuna do Senado, o senador Valdir Raupp frisou que "basta não fazermos nada para assistir, em breve, a novo banho de sangue na região.", lembrando que há na região todos os ingredientes para a explosão da violência.
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)