Segunda-feira, 2 de abril de 2007 - 18h28
O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), solicitou hoje(02/04) em Plenário que a Polícia Federal assuma a investigação em torno do crime praticado na última sexta-feira contra o advogado Walter Nunes de Almeida, presidente da seção da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) no município de Cacoal, em Rondônia. A intervenção da PF é necessária, segundo o senador, "em virtude do clima de insegurança que impera na cidade e região".
Ao lamentar o acontecimento, o senador afirmou que o crime pode estar relacionado com o clima tenso existente na reserva indígena Roosevelt envolvendo garimpeiros e os próprios índios que atuam na exploração ilegal de diamantes na área.
Ele revelou que a situação é tão grave que a Ordem dos Advogados de Rondônia produzirá um relatório definitivo. a partir de informações colhidas por uma comissão de advogados da subseção de Pimenta Bueno, que será encaminhado ao Conselho Federal da entidade, em Brasília.
"As autoridades governamentais precisam agir rápido para que se evite o massacre ocorrido em abril de 2004 quando 29 garimpeiros foram mortos em função da extração desordenada e ilegal de diamantes", disse o líder do PMDB no Senado, explicando que nos últimos anos pediu por duas vezes ao Ministério da Justiça uma solução para o caso. Segundo ele, "o governo poderia criar uma estatal para regulamentar a exploração de diamantes no garimpo, acrescentou o senador".
Devido a insegurança que impera na região, o senador mencionou que "se não forem adotadas providências imediatas, Rondônia pode voltar em breve às páginas da mídia nacional como palco de mais uma tragédia envolvendo índios e garimpeiros."
Ao reiterar o que disse na semana passada da tribuna do Senado, o senador Valdir Raupp frisou que "basta não fazermos nada para assistir, em breve, a novo banho de sangue na região.", lembrando que há na região todos os ingredientes para a explosão da violência.
Surgem especulações que Sérgio Gonçalves pode ser indicado para TCE. Ele rejeita esta possibilidade
Veja a reportagem:
Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade
Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr
A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es
Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner