Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp defende implantação de Zonas de Processamento de Exportação


A implantação das Zonas de Processamento de Exportações (ZPE`s) nas principais regiões do país  foi  defendida  pelo líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), para  promover o desenvolvimento   por intermédio da  geração de emprego e renda.

Segundo o senador, as ZPE's foram instituídas por lei em 1988 e "quase 20 anos depois  não  produziram   sequer um alfinete devido a burocracia que vem emperrando o funcionamento pleno desses empreendimentos que se caracterizam pela venda de produtos para a exportação". 

Acrescentou que "a implantação das ZPE's  enfrenta o mesmo problema  de operacionalização das  agências de desenvolvimento do Norte e  Nordeste, como  Sudam e Sudene, que, até o momento, pouco avançou além dos planos e das intenções." 

O líder do PMDB justificou sua preocupação quanto ao funcionamento das ZPE's explicando que  em várias  partes do mundo essa estratégia de fomento ao desenvolvimento comercial e industrial  tem dado certo, a exemplo  do ocorre no México e  na China. "Em várias áreas carentes desses países, as ZPE's  aceleraram  o desenvolvimento da indústria  e  do comércio  com repercussão nos níveis de renda da população", frisou. 

O senador Raupp afirmou que as ZPE's objetivam   o  dinamismo produtivo das regiões que, embora de significativo potencial econômico, encontram-se distantes dos principais centros urbanos. Atualmente, há 18 ZPE's  em várias áreas do país - que vão do  Rio do Grande do Sul a  Amazônia -  aguardando a devida implementação, informou  o senado, acrescentando que "essas localidades  não conseguem  atrair investidores em virtude da insegurança jurídica".

Segundo Raupp, o Senado tem agora uma "oportunidade  histórica de consertar as confusões  e os encaminhamentos desastrados da legislação que dispõe  sobre as ZPE's por meio do projeto de lei do Senado  - o PLS 146/96, já aprovado na Câmara e que retornou para nova votação na Casa"

Para o Raupp, a finalidade desse projeto é restituir a lógica do modelo das ZPE's "recompondo e racionalizando aquilo que o Executivo desfigurou e complicou desnecessariamente". Argumentou que o Senado precisa demonstrar, de modo claro, que o desenvolvimento regional é uma prioridade desta Casa e como tal merece o tratamento à altura.  

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) elogiou a posição assumida pelo líder do PMDB em defesa do desenvolvimento regional. O senador Valdir Raupp agradeceu os elogios e solicitou que o Governo Federal implante uma Zona de Processamento de Exportação(ZPE) em Porto Velho, que tem uma infra-estrutura capaz de sediar um empreendimento dessa natureza.  

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)