Sábado, 26 de maio de 2007 - 08h32
A implantação das Zonas de Processamento de Exportações (ZPE`s) nas principais regiões do país foi defendida pelo líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), para promover o desenvolvimento por intermédio da geração de emprego e renda.
Segundo o senador, as ZPE's foram instituídas por lei em 1988 e "quase 20 anos depois não produziram sequer um alfinete devido a burocracia que vem emperrando o funcionamento pleno desses empreendimentos que se caracterizam pela venda de produtos para a exportação".
Acrescentou que "a implantação das ZPE's enfrenta o mesmo problema de operacionalização das agências de desenvolvimento do Norte e Nordeste, como Sudam e Sudene, que, até o momento, pouco avançou além dos planos e das intenções."
O líder do PMDB justificou sua preocupação quanto ao funcionamento das ZPE's explicando que em várias partes do mundo essa estratégia de fomento ao desenvolvimento comercial e industrial tem dado certo, a exemplo do ocorre no México e na China. "Em várias áreas carentes desses países, as ZPE's aceleraram o desenvolvimento da indústria e do comércio com repercussão nos níveis de renda da população", frisou.
O senador Raupp afirmou que as ZPE's objetivam o dinamismo produtivo das regiões que, embora de significativo potencial econômico, encontram-se distantes dos principais centros urbanos. Atualmente, há 18 ZPE's em várias áreas do país - que vão do Rio do Grande do Sul a Amazônia - aguardando a devida implementação, informou o senado, acrescentando que "essas localidades não conseguem atrair investidores em virtude da insegurança jurídica".
Segundo Raupp, o Senado tem agora uma "oportunidade histórica de consertar as confusões e os encaminhamentos desastrados da legislação que dispõe sobre as ZPE's por meio do projeto de lei do Senado - o PLS 146/96, já aprovado na Câmara e que retornou para nova votação na Casa"
Para o Raupp, a finalidade desse projeto é restituir a lógica do modelo das ZPE's "recompondo e racionalizando aquilo que o Executivo desfigurou e complicou desnecessariamente". Argumentou que o Senado precisa demonstrar, de modo claro, que o desenvolvimento regional é uma prioridade desta Casa e como tal merece o tratamento à altura.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) elogiou a posição assumida pelo líder do PMDB em defesa do desenvolvimento regional. O senador Valdir Raupp agradeceu os elogios e solicitou que o Governo Federal implante uma Zona de Processamento de Exportação(ZPE) em Porto Velho, que tem uma infra-estrutura capaz de sediar um empreendimento dessa natureza.
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)