Sábado, 28 de abril de 2007 - 19h32
A construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira, no estado de Rondônia não causará riscos para a região amazônica e não se constitui em um projeto de elevado custo financeiro, segundo disse em Plenário, o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO) ao contestar dados apresentados pela comentarista Mirim Leitão no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, esta semana.. A jornalista comentou que técnicos do Ibama "encontraram vários pontos de dúvidas no projeto das hidrelétricas". O senador Raupp afirmou que "se as usinas do Madeira não forem construídas, Rondônia sofrerá um prejuízo muito grande e irreversível".
Para o senador, os estudos realizados sobre o impacto ambiental da construção dessas usinas pelo próprio Ibama que é reconhecido pelo seu rigor na liberação da licença ambiental comprovam que os critérios utilizados para avaliação desse impacto são muito mais rigorosos e abrangentes do que os adotados no passado.
Lembrando que as novas tecnologias empregadas no projeto de construção das hidrelétricas reduzirão ao mínimo o impacto ambiental, Raupp destacou que as usinas de Jirau e Santo Antônio,em Rondônia e de Belo Monte, no estado do Pará, juntas produzirão mais de 17 mil megawatts de energia que "somados a produção atual serão suficientes para apoiar taxas de crescimento superiores a 5% ao ano.
Acrescentou que as medidas previstas no projeto "como a criação de canais laterais para viabilizar a migração de peixes rio acima e a retirada progressiva das árvores localizadas na área que será alagada reforçam a tese de que os danos causados à flora e á flora serão mínimos."
O líder peemedebista, reafirmou que as usinas do complexo do rio Madeira além de adotarem medidas preventivas com relação ao meio-ambiente serão também responsáveis pela geração de emprego e renda para os rondonienses e de vital importância para o Brasil.
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres

Um investimento de R$ 2.582.000,00 já foi oficialmente empenhado pelo Governo de Rondônia para a aquisição de um ônibus semi-leito, que será utiliza
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)