Quinta-feira, 16 de outubro de 2008 - 20h24
Uma articulação da cúpula do PMDB pode garantir que o PT alcance sem obstáculos a presidência do Senado no próximo mês de fevereiro. De olho no apoio da bancada petista na Câmara para a candidatura do presidente do PMDB, Michel Temer (SP), à cadeira mais importante daquela Casa, os senadores peemedebistas José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) têm dado, nos bastidores, apoio ao candidato petista Tião Viana (AC).
Pelo menos é o que garantiu ao Congresso em Foco o senador Tião Viana nesta quinta-feira (16). “O PMDB tem demonstrado total carinho à minha candidatura. Ontem conversei novamente com o presidente Sarney e ele reiterou o apoio. O senador Renan também tem se mostrado favorável”, afirmou.
A conversa com Sarney ocorreu no mesmo dia em que a líder do PT no Senado, Ideli Salvati (SC), deu início formal a conversas com líderes do Bloco de Apoio ao Governo para buscar adesão à candidatura do senador petista. Segundo ela, os líderes do PSB, Renato Casagrande (ES), do PR, João Ribeiro (TO), do PCdoB, Inácio Arruda (CE), e do PP, Francisco Dornelles (RJ), já indicaram apoio. “As conversas têm sido positivas. Está tudo sendo preparado para a presidência do Tião Viana”, garantiu Ideli.
Nos holofotes, entretanto, os caciques peemedebistas não admitem oficialmente apoio ao senador petista. O líder do partido no Senado, Valdir Raupp (RO), desconversa sobre qualquer articulação da cúpula do PMDB em apoio a Viana e diz que o partido ainda precisa se reunir. “O PMDB ainda não tem uma posição oficial. Ainda não é o momento para definir isso”, diz.
Admitindo simpatia a Tião Viana e revelando um possível racha no partido, o senador Gérson Camata (PMDB-ES) diz que nada tem sido conversado. “Até agora não houve nada, nem ninguém conversando com ninguém do partido. Como, aliás, sempre acontece. A cúpula faz e os ‘bobos’ vão atrás”, criticou.
RAUPP EM PORTO VELHO
Hoje em entrevista ao jornalista Léo Ladeia, no programa Câmera 11 da TV Candelária, Valdir Raupp confirmou que Tião Viana será o próximo presidente do Senado, e que as conversações na cúpula peemedebista poderá levá-lo a vice na chapa de Tião Viana ou a continuar na liderança do PMDB. Como Michel Temer já é o candidato a presidência da Câmara Federal e o comando das duas casas de leis, não poderá ficar na mão de um único partido, as conversações prosseguem em marcha lenta, pois ainda não é o momento de definição para a presidência do Senado, disse Raupp.
Gentedeopinião com informaçõe so Congresso em Foco e TV Candelária, canal 11 Porto Velho.
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)