Sábado, 11 de julho de 2009 - 06h10
O presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), juiz Raduan Miguel Filho, disse que a Justiça de Rondônia está bem próxima de alcançar a Meta nº 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é o de julgar os processos judiciais de 1º e 2º graus distribuídos até 31 de dezembro de 2005.
Segundo Raduan Miguel, o TJ RO, nos últimos dois anos, foi estado brasileiro que mais rápido julgou, conforme atesta o Relatório Justiça em Números (2007), do CNJ.
De acordo com estatística do final de 2008, apresentada pelo CNJ, cerca de 40 milhões de processos anteriores a 2005 ainda estão em tramitação no Brasil.
A Justiça Estadual de Rondônia possui os menores números. No 1º grau e nos Juizados Especiais, há 8.484 processos nesta situação. No 2º grau de jurisdição existem apenas 12. Na Turma Recursal, o quantitativo do TJ RO foi de um processo.
Entrevista
O juiz falou sobre os avanços da Justiça estadual à jornalista Juliana Batista, da Rádio Justiça, durante o jornal que tem o mesmo da emissora. A equipe faz transmissões ao vivo para todo Brasil da sede da Ameron, onde são realizadas reuniões do Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, durante todo o dia.
Raduan Miguel enfatizou ações importantes para dar mais rapidez aos julgamentos, como a Operação Justiça Rápida, desenvolvida pelo TJ RO. Nessas operações são feitos atendimentos nas comarcas, postos avançados, distritos e localidades de difícil acesso, reduzindo o tempo de espera por uma solução da Justiça, principalmente para a população mais carente.
Fonte: Ascom TJRO
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública do Estado
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a destinação de aproximadamente R$ 3 milhões à Defensoria Pública do Estado (DPE). A votação do
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)