Segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 06h00
A escola de samba Unidos da Rádio Farol mais uma vê teve que mudar o enredo para o carnaval de 2010. Primeiro foi o problema com a história da senadora Fátima Cleide que não pode ser apresentado no próximo carnaval por 2010 é ano eleitoral. O carnavalesco João Carlos Alves então sugeriu uma história da escritora Nilza Menezes que não enviou o material solicitado pelo carnavalesco e em virtude da obrigatoriedade da gravação do CD com os sambas enredos das escolas para o próximo carnaval, resolveu mais uma vez trocar o tema enredo. “Agora é: A Lenda das Bruxas, no Imaginário Popular”, informa Carlinhos Maracanã.
“Vamos tratar da história dessas Mulheres, discriminadas, perseguidas e castigadas na época da Inquisição, tiveram homens também, mais a maioria era de mulheres”.
Vassouras, Morcegos, Gato Preto, Caldeirões, caça as bruxas, Idade Média, Joana D’arc. Merlim o Mago Merlin, do épico filme Rei Artur, a CUCA do sítio do pica-pau amarelo, A Feiticeira do seriado de televisão, Madame Min do fantástico Walt Disney, Branca de Neve, envenenada pela maçã da Bruxa, salva com o beijo do Príncipe.
As Fadas Madrinhas, tidas por muitos religiosos da época como feiticeiras, também será a lembrada a Bruxa-mor da idade média, a Deusa Primitiva, chamava-se Black Annis, originária da cultura Celta.
As superstições do povo como, Tesoura aberta embaixo do travesseiro, remédio á base de alho, comer carvão e tantas outras, do imaginário popular, serão lembrados na avenida.
A floresta, lugar que segundo os supersticiosos era moradia das Bruxas, chapéu pontiagudo, potes de barro, para preparar as feitiçarias, com asas de morcego, veneno de cobra, teia de aranha e etc.
E é claro a Literatura Infantil, desmistificando tudo isso, com livros, peças teatrais e logicamente o cinema e tendo como o maior fenômeno de bilheterias o famoso Bruxinho Harry Portter, que voando com sua vassoura especial, praticava esporte, com manobras radicais, sem esquecer dos famosos: As Bruxas de Eastwick e As Brumas de Avalon, na literatura e no cinema.
Portanto está definido, que, no carnaval da Rádio Farol, literalmente, e incluindo a escritora, Nilza Menezes.a bruxa vai está solta.
Fonte: Sílvio Santos
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)