Segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 06h00
A escola de samba Unidos da Rádio Farol mais uma vê teve que mudar o enredo para o carnaval de 2010. Primeiro foi o problema com a história da senadora Fátima Cleide que não pode ser apresentado no próximo carnaval por 2010 é ano eleitoral. O carnavalesco João Carlos Alves então sugeriu uma história da escritora Nilza Menezes que não enviou o material solicitado pelo carnavalesco e em virtude da obrigatoriedade da gravação do CD com os sambas enredos das escolas para o próximo carnaval, resolveu mais uma vez trocar o tema enredo. “Agora é: A Lenda das Bruxas, no Imaginário Popular”, informa Carlinhos Maracanã.
“Vamos tratar da história dessas Mulheres, discriminadas, perseguidas e castigadas na época da Inquisição, tiveram homens também, mais a maioria era de mulheres”.
Vassouras, Morcegos, Gato Preto, Caldeirões, caça as bruxas, Idade Média, Joana D’arc. Merlim o Mago Merlin, do épico filme Rei Artur, a CUCA do sítio do pica-pau amarelo, A Feiticeira do seriado de televisão, Madame Min do fantástico Walt Disney, Branca de Neve, envenenada pela maçã da Bruxa, salva com o beijo do Príncipe.
As Fadas Madrinhas, tidas por muitos religiosos da época como feiticeiras, também será a lembrada a Bruxa-mor da idade média, a Deusa Primitiva, chamava-se Black Annis, originária da cultura Celta.
As superstições do povo como, Tesoura aberta embaixo do travesseiro, remédio á base de alho, comer carvão e tantas outras, do imaginário popular, serão lembrados na avenida.
A floresta, lugar que segundo os supersticiosos era moradia das Bruxas, chapéu pontiagudo, potes de barro, para preparar as feitiçarias, com asas de morcego, veneno de cobra, teia de aranha e etc.
E é claro a Literatura Infantil, desmistificando tudo isso, com livros, peças teatrais e logicamente o cinema e tendo como o maior fenômeno de bilheterias o famoso Bruxinho Harry Portter, que voando com sua vassoura especial, praticava esporte, com manobras radicais, sem esquecer dos famosos: As Bruxas de Eastwick e As Brumas de Avalon, na literatura e no cinema.
Portanto está definido, que, no carnaval da Rádio Farol, literalmente, e incluindo a escritora, Nilza Menezes.a bruxa vai está solta.
Fonte: Sílvio Santos
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple