Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Radialista receberá título de Cidadão Rondoniense


 
O deputado estadual reeleito Jesualdo Pires (PSB/Ji-Paraná) teve aprovado na Assembleia Legislativa requerimento concedendo título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao radialista de Ji-Paraná Valdemar Camata.Radialista receberá título de Cidadão Rondoniense - Gente de Opinião

O radialista possui mais de 54 anos dedicados à profissão, dos quais 32 trabalhando em rádios no Estado de Rondônia, especialmente em Ji-Paraná onde desempenhou suas funções nas três rádios AMs do município.

Conforme Jesualdo, Valdemar Camata é um dos pioneiros do rádio na cidade e ganhou notoriedade devido seu posicionamento crítico e apurado, o que lhe abriu as portas para política local, participando de duas eleições vitoriosas, quando exerceu os cargos de vice-prefeito, prefeito e vereador.

Nascido em 1944, na cidade de Castelo (ES), Camata começou a trabalhar em rádio no Estado do Espírito Santo com 14 anos de idade como operador de áudio. Mas devido sua essência critica, não demorou para começar a desempenhar atividade no rádio-jornalismo.

Chegou em Rondônia 1979, desembarcando na Capital, Porto Velho, onde participou da abertura do primeiro jornal falado do Estado, realizado pela Rádio Eldorado, na época Emissora do Grupo Calixto, hoje atual rádio Boas Novas.

No mesmo ano, deixou Porto Velho e veio para Ji-Paraná, onde inaugurou o Programa Patrulha da Cidade, na época, na recém-inaugurada Rádio Alvorada AM. Hoje a mais antiga emissora da cidade.

No ano de 1982 participou do processo político-eleitoral pelo PDS, sendo eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Roberto Jotão Geraldo. Em 1985 com o afastamento do então prefeito Jotão, Valdemar Camata assume o comando da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná e exerce o cargo até maio de 1986. Em 1988 é eleito vereador com 1.280 votos, uma votação expressiva para aquele ano.

Apesar das atribuições dos cargos no Executivo e posteriormente no Legislativo, Camata nunca deixou de dedicar-se à sua grande paixão. Manteve-se no rádio conciliando as atividades.

Após exercer o mandato de vereador, Camata volta a dedicar-se por inteiro ao Rádio. Nesses 32 anos em Ji-Paraná, trabalhou nas Rádios Alvorada, extinta Rádio Itapirema e Rádio Ji-Paraná, onde comanda o Programa o Berro do Boi.

Atualmente Camata é um dos entusiastas para a criação do primeiro Museu do Rádio do Estado de Rondônia. A parceria com técnico em eletrônica João Poltronieri está possibilitando um acervo com peças radiofônicas que datam de 1928. O acervo remonta a história do rádio no mundo e especialmente a do Estado Rondoniense.

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom