Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 - 10h02
O deputado estadual reeleito Jesualdo Pires (PSB/Ji-Paraná) teve aprovado na Assembleia Legislativa requerimento concedendo título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao radialista de Ji-Paraná Valdemar Camata.
O radialista possui mais de 54 anos dedicados à profissão, dos quais 32 trabalhando em rádios no Estado de Rondônia, especialmente em Ji-Paraná onde desempenhou suas funções nas três rádios AMs do município.
Conforme Jesualdo, Valdemar Camata é um dos pioneiros do rádio na cidade e ganhou notoriedade devido seu posicionamento crítico e apurado, o que lhe abriu as portas para política local, participando de duas eleições vitoriosas, quando exerceu os cargos de vice-prefeito, prefeito e vereador.
Nascido em 1944, na cidade de Castelo (ES), Camata começou a trabalhar em rádio no Estado do Espírito Santo com 14 anos de idade como operador de áudio. Mas devido sua essência critica, não demorou para começar a desempenhar atividade no rádio-jornalismo.
Chegou em Rondônia 1979, desembarcando na Capital, Porto Velho, onde participou da abertura do primeiro jornal falado do Estado, realizado pela Rádio Eldorado, na época Emissora do Grupo Calixto, hoje atual rádio Boas Novas.
No mesmo ano, deixou Porto Velho e veio para Ji-Paraná, onde inaugurou o Programa Patrulha da Cidade, na época, na recém-inaugurada Rádio Alvorada AM. Hoje a mais antiga emissora da cidade.
No ano de 1982 participou do processo político-eleitoral pelo PDS, sendo eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Roberto Jotão Geraldo. Em 1985 com o afastamento do então prefeito Jotão, Valdemar Camata assume o comando da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná e exerce o cargo até maio de 1986. Em 1988 é eleito vereador com 1.280 votos, uma votação expressiva para aquele ano.
Apesar das atribuições dos cargos no Executivo e posteriormente no Legislativo, Camata nunca deixou de dedicar-se à sua grande paixão. Manteve-se no rádio conciliando as atividades.
Após exercer o mandato de vereador, Camata volta a dedicar-se por inteiro ao Rádio. Nesses 32 anos em Ji-Paraná, trabalhou nas Rádios Alvorada, extinta Rádio Itapirema e Rádio Ji-Paraná, onde comanda o Programa o Berro do Boi.
Atualmente Camata é um dos entusiastas para a criação do primeiro Museu do Rádio do Estado de Rondônia. A parceria com técnico em eletrônica João Poltronieri está possibilitando um acervo com peças radiofônicas que datam de 1928. O acervo remonta a história do rádio no mundo e especialmente a do Estado Rondoniense.
Fonte: Ascom
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta