Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Radialista receberá título de Cidadão Rondoniense


 
O deputado estadual reeleito Jesualdo Pires (PSB/Ji-Paraná) teve aprovado na Assembleia Legislativa requerimento concedendo título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao radialista de Ji-Paraná Valdemar Camata.Radialista receberá título de Cidadão Rondoniense - Gente de Opinião

O radialista possui mais de 54 anos dedicados à profissão, dos quais 32 trabalhando em rádios no Estado de Rondônia, especialmente em Ji-Paraná onde desempenhou suas funções nas três rádios AMs do município.

Conforme Jesualdo, Valdemar Camata é um dos pioneiros do rádio na cidade e ganhou notoriedade devido seu posicionamento crítico e apurado, o que lhe abriu as portas para política local, participando de duas eleições vitoriosas, quando exerceu os cargos de vice-prefeito, prefeito e vereador.

Nascido em 1944, na cidade de Castelo (ES), Camata começou a trabalhar em rádio no Estado do Espírito Santo com 14 anos de idade como operador de áudio. Mas devido sua essência critica, não demorou para começar a desempenhar atividade no rádio-jornalismo.

Chegou em Rondônia 1979, desembarcando na Capital, Porto Velho, onde participou da abertura do primeiro jornal falado do Estado, realizado pela Rádio Eldorado, na época Emissora do Grupo Calixto, hoje atual rádio Boas Novas.

No mesmo ano, deixou Porto Velho e veio para Ji-Paraná, onde inaugurou o Programa Patrulha da Cidade, na época, na recém-inaugurada Rádio Alvorada AM. Hoje a mais antiga emissora da cidade.

No ano de 1982 participou do processo político-eleitoral pelo PDS, sendo eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Roberto Jotão Geraldo. Em 1985 com o afastamento do então prefeito Jotão, Valdemar Camata assume o comando da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná e exerce o cargo até maio de 1986. Em 1988 é eleito vereador com 1.280 votos, uma votação expressiva para aquele ano.

Apesar das atribuições dos cargos no Executivo e posteriormente no Legislativo, Camata nunca deixou de dedicar-se à sua grande paixão. Manteve-se no rádio conciliando as atividades.

Após exercer o mandato de vereador, Camata volta a dedicar-se por inteiro ao Rádio. Nesses 32 anos em Ji-Paraná, trabalhou nas Rádios Alvorada, extinta Rádio Itapirema e Rádio Ji-Paraná, onde comanda o Programa o Berro do Boi.

Atualmente Camata é um dos entusiastas para a criação do primeiro Museu do Rádio do Estado de Rondônia. A parceria com técnico em eletrônica João Poltronieri está possibilitando um acervo com peças radiofônicas que datam de 1928. O acervo remonta a história do rádio no mundo e especialmente a do Estado Rondoniense.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)