Terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 10h48
Nunca antes, em 200 anos da imprensa brasileira, o povo esteve à frente deste debate, cobrando o que é seu. Rádio ou televisão é um bem público e não um patrimônio particular. Essa ideia, porém, jamais esteve clara no imaginário popular, que vê em Roberto Marinho e seus pares a figura de empresários bem sucedidos, donos dessa e daquela emissora, dessa e daquela rádio, mas jamais os enxerga apenas como concessionários de um serviço.
Por força de movimentos sociais de todo o Brasil que a I Confecom (Conferência Nacional de Comunicação) irá se realizar de 1 a 3 de dezembro deste ano em Brasília. O Governo do Estado convocou oficialmente na última hora, a etapa estadual, marcada para os dias 29, 30 e 31 de outubro.
A Confecom vai mexer em muitos interesses e em interesses históricamente acomodados, confortavelmente mantidos. No entanto, o que o país não pode é seguir, fazendo vistas grossas e ouvidos moucos para tantas quantas irregularidades, maiores do que possamos imaginar ou nem mesmo imaginar. É o que propõe a revista alternativa Sina, em sua edição de número 28.
SÉTIMA ARTE - Com o tema Astronomia, Arte e Tecnologia, que faz uma alusão aos 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá será realizado de 5 a 11 de outubro no Cine Teatro. De acordo com o realizador do evento, Luiz Borges, um dos grandes problemas enfrentados pelos festivais de cinema da região Centro-Oeste é “a falta de sistematização do setor”. Aliás, o Festival de Cuiabá que está em sua décima sexta edição, segundo ele, cumpre um importante papel de articulador dos festivais do Centro-Oeste, já que reunirá na capital mato-grossense representantes dos Festivais da região e também da Associação Brasileira de Documentaristas (ABDs), para discutir a situação.
Outra matéria sobre audiovisual é com Leopoldo Nunes da Silva Filho, ganhador de vários prêmios, inclusive dois filmes em festivais ambientais. Cineclubista e diretor do Ministério da Cultura, Léo, em sua análise diz que “a TV brasileira não exibe o filme brasileiro adequadamente e que nossos jovens sabem mais da cultura norte-americana do que da brasileira”.
MÚSICA - Uma feira mix com mais de vinte stands de expositores. Quarenta bandas, dezessete horas de shows, durante três intensos dias da mais pura efervescência da cultura urbana. Vem aí o Festival Calango de Artes Integradas, nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro. O evento já é consolidado como um dos maiores representantes do gênero independente, acompanhado pelo Grito Rock América do Sul, que acontece no início do ano.
AUTOESTIMA – A Rede Social Zumbidos continua em expansão. A oficina de ‘Moda & Estilo’, atividade do Projeto Agrovila das Palmeiras promovido pelo Instituto Creatio, demonstrou como o conceito de moda pode ter uma conotação social profunda – e não consumista – ao ser abordado pelo prisma da autoestima. As atividades ocorreram na Escola Estadual Nagib Saad, na Agrovila, que fica em Santo Antônio do Leverger.
Sina conta ainda com textos de Gilmar Soares Ferreira, Antonio Carlos Ribeiro, Michèle Sato, Creonice Belém do Pará, Ley Magalhães e Sebastião Carlos de Carvalho, além do cartunista Brás Rubson e a invasão do Orkut do João Negrão, por Amauri Lobo. Vale a pena conferir!
Fonte: Mário Hashimoto
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso