Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PT/RO repudia ações casuístas da ALE



O presidente do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, Tácito Pereira, diante das ultimas ações de parte da Assembléia Legislativa de Rondônia, manifesta seu total repudio e preocupação com o comportamento da maioria dos deputados da ALE.
 
"Primeiramente na calada da noite da terça-feira, 18.11, 17 deputados estaduais aprovaram de forma extraordinária, rápida e eficaz uma blindagem ao governador, que mesmo sendo punido por Tribunais como foi o caso do Tribunal Eleitoral, o mesmo só poderá perder o cargo após decisão da ALE, essa medida de blindagem e proteção extra fere frontalmente a Constituição Federal", esclarece Tácito.

"Esses Deputados demonstram antecipadamente seu voto em caso de processo do Governador", comenta o presidente do PT/RO.
 
"A medida se tornou mais casuísta por ter sido aprovada no dia anterior do julgamento do Cassol no Tribunal Regional Eleitoral - TRE, que diante de provas incontestes a partir da ação da Policia Federal e representação do Ministério Público Federal, decidiu por cassar-lhe o mandato, dando prosseguimento a este comportamento ruim para a imagem do Estado", afirma o atual presidente do PT/RO.
 
De acordo com Tácito, os deputados da base governista, principalmente Miguel Sena, Alexandre Brito e Tziu Jidalias ressuscitaram a Comissão de Controle para investigar as contas do Tribunal de Contas, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.
 
Tácito estranha tal medida porque é tomada no momento que o Ministério Público e juízes tomaram atitudes que ferem os interesses de Ivo Cassol, e no mesmo momento os deputados pedem informações a esses órgãos. "Será que é para apurar possíveis desvios de recursos públicos ou será uma forma de pressionar a postura desses órgãos?", indaga o presidente do PT/RO.
 
Se for para defender a moralidade, Tácito acha estranho que nenhum dos três parlamentares se posicionaram e nem tomaram atitudes frente a denuncias de alguns veículos de comunicação sobre o fato do Tribunal de Contas de Rondônia ter pago 4 milhões de reais a 4 conselheiros e outros 4 ex-conselheiros, pagamento esse relativo a título de vantagem pessoal (quintos). "Segundo a mídia deu a bagatela de 500 mil reais para cada, pagamentos feitos através de processo administrativo", comenta Tácito.
 
O deputado Neri Firigolo, líder do PT na bancada da ALE também repudia esta ação do Tribunal de Contas. "Na hora de defender a população o Governo do Estado reclama de falta de infra-estrutura na Policia Militar, mas para defende-lo parece não faltar estrutura", argumenta Neri. É o caso da lei 1985 que foi aprovada no dia 18 de novembro, que garante 10 policiais militares inclusive oficiais, veículos, combustíveis e diárias para garantir a segurança pessoal de Ivo Cassol, quando deixar o Governo do Estado.

"É lamentável que com tanta insegura no Estado, o Poder Público deve garantir a segurança de ex-governadores, inclusive uma aposentadoria, como se estivesse na ativa", reforça o deputado.
 
Para Tácito, é lamentável que essas questões venham ocorrendo em Rondônia, em que o poder público é privatizado para defender interesses pessoais. "É preciso que a sociedade de Rondônia exija de seus representantes o repudio e apuração desses fatos", reforça o presidente do partido.
 
"A ALE como um poder do povo, como pregoa a sua campanha de marketing, deve ter seu comportamento na defesa dos interesses da população de Rondônia e não em ações que impeça a atuação do judiciário do Ministério Público", afirma Tácito Pereira.
   
Fonte: PT/RO 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)