Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PT reafirma: Cassol mente e omite seu real interesse na Ceron


"O pronunciamento de Ivo Cassol, no último dia 16, quarta feira, no Senado, foi apenas um amontoado de frases equivocadas na tentativa de esconder quais as verdadeiras razões pela cobiça desenfreada em relação à Ceron", assim resumiu o caso o Secretário de Comunicação do PT, David Nogueira. (Clique AQUI, e assista entrevista de Cassol a TV Candelária).

Toda essa celeuma diz respeito às mudanças ocorridas na Eletrobrás Rondônia, em razão da pressão que a base aliada do Governo Federal passou a fazer em razão do novo quadro político local. Com o enfraquecimento do PT no Estado (perdeu uma senadora e um deputado federal), PMDB e PP avançaram com mais força sobre os espaços federais existentes no Estado. No caso do PMDB, até há certa lógica em relação à ocupação do setor elétrico, pois, depois da saída da Ministra Dilma Roussef do Ministério das Minas e Energia, este passou ao controle do partido de Michel Temer. Mesmo assim, PT e PMDB trabalharam em conjunto, e a empresa de Rondônia apresenta hoje resultados muito importantes e positivos.
 

Vamos aos fatos e a dados estatísticos:

1 - Foram o PT e o corpo técnico da Ceron, nessa gestão, os responsáveis por passar a nossa empresa de energia do permanente quadro deficitário a um quadro superavitário. Única das federalizadas a conseguir tal façanha.

2 - Entre 2004 e 2010, Rondônia, que possui a maior taxa de crescimento por energia do país, recebeu investimentos de ampliação e melhoria do sistema local, em valor superior a 500 milhões de reais. Graças ao trabalho sério desse povo, a Ceron articulou e garantiu mais de 1 bilhão em novos investimentos na infra-estruturar energética de todo o Estado até 2014. Recursos esses que, além de gerar trabalho, emprego e renda em nossa região, possuem a incrível capacidade de despertar cobiças impublicáveis;

3 - O planejamento das obras de Interligação dos Sistemas Isolados com recursos da CCC (Conta de Compensação de Combustíveis) teve início em 2006, e foi fruto de um trabalho conjunto da Ceron com a Aneel, sendo concluído apenas em 2010, o que o Senador, comerciante de energia, parece desconhecer, em face de suas equivocadas declarações. Lamentavelmente, Cassol ainda não aprendeu que aprovação de plano estratégico não significa disponibilização de recursos. A Ceron não é uma fazenda onde toda a sorte de bobagem que seu dono achar que deva ser feita, pode ser de fato feita.

4 - Cassol foi irresponsável com a Ceron. Em todo o seu Governo, a CAERD não pagou o seu consumo básico de energia. A dívida chega a 200 milhões de reais em um verdadeiro calote governamental. Qual a justificativa para não pagar o seu consumo?

5 - Cassol deixou de pagar sua contrapartida de 30 milhões de reais para a ampliação do Programa Luz para Todos (outro calote governamental). Não obstante seu descaso com a saúde financeira da Ceron, o nobre Senador gostava muito de aparecer na inauguração das mais de 50 mil novas ligações rurais realizadas com os recursos federais.

6 - Caso o Governo Cassol tivesse a responsabilidade de ter pago suas dívidas com a Empresa, muitos dos problemas que ainda existem, já não fariam parte do dia a dia de nosso sistema. A Eletrobrás Rondônia, como não poderia deixar de ser, reconhece as deficiências e luta para atender a população de forma republicana.

7- Cassol é empresário que vende energia para a Ceron e possui demandas financeiras pendentes. Há claro conflito de interesses nesse processo e sua luta pelo controle da empresa desde 2003 é preocupante.

8 - Ao contrário de seu governo, a empresa nunca foi acusada de malversação de recursos públicos e seus diretores não possuem mais de 600 processos em tramitação nas diferentes esferas judiciárias, alguns, mais graves, correndo em “segredo de justiça”.

9 - Uma pergunta: é prudente indicar para cuidar de uma empresa de energia alguém que responde a dois processos por furto de energia dessa mesma empresa? Qual o conceito de seriedade que existe nisso?

10 - Uma citação de reflexão: É possível enganar alguns por algum tempo. Mas é impossível enganar a todos todo o tempo" (Abraham Lincoln).

“O senador Cassol precisa abandonar o discurso de permanente campanha eleitoral e trabalhar pelo Estado. Dos pouco mais de 10 meses de mandato, um foi de recesso, quatro foram de afastamento para dar lugar ao familiar... restaram cinco de “trabalho”... qual? Onde? O que fez Cassol por Rondônia? Nosso estado não vive de bravatas, vive de ações”, comentou David Nogueira, Secretário de Comunicação do PT de Rondônia

Fonte:  PT/RO

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)