Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Psol Porto Velho inaugura comitê de campanha Plínio Arruda e adere baixo assinado


 

PSOL PORTO VELHO ABRE CAMPANHA DE FILIAÇÃO E INAUGURA COMITÊ DE CAMPANHA PLÍNIO ARRUDA E ADERE AO ABAIXO ASSINADO PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA

O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL em Porto Velho abre hoje mais uma campanha de filiação em massa no município e também abre um Comitê de Campanha do Presidente da Republica pelo PSOL – Plínio Arruda Sampaio.

Que visitará Rondônia dentro de alguns dias e inaugurar o Comitê de Campanha, já que o Diretório Municipal irá apenas apoiar a candidatura do Presidente.

O PSOL na capital adere ainda ao abaixo assinado sobre o limite da propriedade da terra, onde entre 1 e 7 de setembro será realizado o Plebiscito Popular. A ação faz parte da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra (http://www.limitedaterra.org.br/index.php) , promovida pelo Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) desde 2000.

Mais de 50 entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais que compõem o FNRA estão engajados na articulação massiva em todos os estados da federação. O PSOL divulga e apóia a iniciativa do Fórum, sendo o limite à propriedade de terra uma das principais bandeiras da candidatura de Plínio Sampaio, presidenciável pela legenda. Por isso, o partido convoca toda a militância e a sociedade brasileira a divulgar e a participar do plebiscito.

Hoje, o Brasil é o segundo maior concentrador de terras do mundo, perdendo apenas para o Paraguai. Assim, cada cidadã e cidadão brasileiro serão convidados a votar, durante a Semana da Pátria, junto com o Grito dos Excluídos, para expressar se concorda ou não com o limite da propriedade. O objetivo final é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluída na Constituição Brasileira um novo inciso que limite a terra em 35 módulos fiscais, medida sugerida pela campanha do FNRA. Áreas acima de 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público e destinadas à reforma agrária.


Francisco Hélio Muniz Presidente Municipal de Porto Velho fala que estaremos até setembro com a campanha de filiação, bem como aceitando as doações para uso em campanha do candidato Plínio de Arruda Sampaio que será enviado para o Comitê Nacional, “mesmo não tendo muito dinheiro iremos bancar por conta própria, os matérias de campanha de Plínio”, disse Muniz.

Sobre a campanha do limite da terra, o Presidente Municipal cita que a realização e o sucesso do plebiscito dependem única e exclusivamente da participação e do empenho de cada um, de cada entidade, organização e pastoral, uma vez que não existe nenhum apoio público e da mídia. Representa a força e a determinação de quem acredita em que algo pode ser feito para corrigir esta absurda concentração de terras que acaba por excluir milhões de famílias de terem seus direitos protegidos.

Em conversa com o Secretário de Comunicação municipal pelo Twitter, Plínio Arruda não tem data certa para vir a Rondônia, mas agradeceu a abertura do Comitê de Campanha que estará aberto todos os dias até o final de outubro na Avenida Calama 3464 A – Embratel, mais informações 4141-0033, finalizou.

Fonte: Márcio Martins

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)