Quinta-feira, 5 de junho de 2008 - 15h59
Provisionados: Reunião define duas propostas para tentar salvar quase 70% dos jornalistas de Porto Velho
A reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (5/6) na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor) entre a diretoria sindical e alguns jornalistas definiu duas propostas para tentar dar uma “sobrevida” aos jornalistas provisionados da Capital.
No encontro que durou aproximadamente três horas, ficou definido que será formada uma comissão de jornalistas provisionados – aliados a membros da diretoria sindical – que ficará incumbida de enviar um documento que retrata as condições atuais e futuras de pelo menos 70% dos jornalistas em atividade na Capital e que, por conta da legislação que rege a profissão de jornalista, poderão praticamente serem extintos do ramo de comunicação.
A proposta se divide em duas frentes. A primeira será a formação desta comissão que redigirá um documento – uma espécie de exposição de motivos, tratando da história de muitos profissionais que há décadas vêm trabalhando na imprensa local e que podem simplesmente perderem seus empregos e o direito legal ao trabalho de jornalista – que será encaminhado a senadores e deputados federais de Rondônia, a fim de tentar uma alteração nos artigos da Lei de Imprensa.
A segunda frente será uma reunião com a Superintendência Regional do Trabalho objetivando um acordo que trata de um suposto “prazo” para que cada um dos atuais provisionados faça e conclua o curso superior de Comunicação Social ou Jornalismo.
“É uma estratégia de consenso com os que participaram da reunião. Não podemos decidir nada, apenas reunir e definir propostas a serem levadas aos parlamentares e ao Ministério do Trabalho, para tentar salvar muitos dos nossos colegas”, disse o presidente do Sinjor, Marcos Grutzmacher, que aproveitou para ressaltar que nenhum registro de provisionado está (ou estará) sendo expedido ou renovado, em respeito à lei.
DESCASO
O presidente do Sinjor, diretores e principalmente os jornalistas provisionados que participaram da reunião foram unânimes em repudiar mais um ato de descaso pela grande maioria dos verdadeiros interessados no assunto que pautou a reunião.
Muitos dos jornalistas que atuam em Porto Velho são provisionados mas, novamente, deixaram bem claro seu completo desdém com a categoria, com o sindicato e até mesmo com sua agora delicada situação profissional.
“Fica difícil tentar ajudar a estas pessoas quando, no momento em que mais estão em risco, elas mesmas não comparecem nas reuniões e decisões que podem afetar duramente suas vidas”, disse o jornalista provisionado Zacarias Lima, editor chefe do jornal O Estadão do Norte.
“Como ajudar a alguém que parece não querer ser ajudado”, indagou Júlio Ayres, professor acadêmico de Jornalismo.
ENTENDA O CASO
Desde que o curso de Jornalismo da Faculdade Faro foi, enfim, reconhecido pelo Ministério da Educação, de acordo com a lei vigente no país, todos os jornalistas provisionados – aqueles que exerciam a função sem o devido diploma, mas resguardados pela lei enquanto não houvesse nenhuma faculdade com curso de Jornalismo ou Comunicação Social reconhecidos pelo MEC – são, automaticamente, extintos, ou seja, perdem o direito a continuar atuando como profissionais de imprensa, já que não possuem a formação acadêmica na área.
A medida legislativa então atinge, de acordo com dados do sindicato da categoria, pelo menos 70% dos jornalistas que atuam na Imprensa de Porto Velho, alguns com até mais de 30 anos de profissão.
Fonte: Rondineli Gonzalez
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav