Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prossegue concurso para defensor público


 

A Defensoria Pública do Estado anunciou, nesta sexta-feira, que dará prosseguimento ao primeiro concurso público para ingresso na carreira de defensor público do Estado de Rondônia, que foi suspenso, temporariamente, em razão da rescisão contratual com a Fundação José Pelúcio Ferreira e em decorrência da declaração de nulidade das provas dissertativas aplicadas em 16 de dezembro do ano passado.

Visando a conclusão do concurso, em sua 55ª reunião, realizada em 05 de fevereiro deste ano, o Conselho Superior da DPE deliberou pela contratação da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP), que ficará a cargo das provas.

A Comissão do Concurso decidiu pela continuação do certame sob a regência do regulamento que foi publicado edital no8-2007-CSDPE.

O defensor público-geral do Estado, Antônio Francelino dos Santos, afirma que o concurso não irá suprir o déficit que há de defensores, mas que amenizará o problema, tornando o atendimento à população melhor e mais célere. “A DPE conta hoje com 24 defensores, em todo o Estado, quando o ideal seria 150. Esse concurso vai desafogar em parte o atendimento aos cidadãos”, acentua Francelino.

Na aplicação das provas, O defensor público-geral lembra que a OAB terá importante participação, bem como os observadores do Tribunal de Justiça de Rondônia, como consta no processo no 1106.2006.013.02-CSDPE. A Comissão do Concurso explica que farão as provas dissertativas apenas os candidatos aprovados na prova objetiva.

A prova dissertativa compreenderá três etapas compostas de questões teóricas e práticas, sendo uma dessas etapas correspondentes aos seguintes grupos de disciplina: direito penal, direito processual penal e juizado criminais (Grupo I); direito civil, direito comercial, direito processual civil e juizado cíveis (Grupo II); direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente e organização da Defensoria Pública, do Estado e da União, (Grupo III).

Cada uma das provas de respostas fundamentadas constará de duas partes. A primeira parte é reservada à redação de um texto para demonstração do conhecimento aplicado. A segunda parte da prova será constituída de, no mínimo, três questões distribuídas entre as disciplinas que compõem o grupo.

Quanto a pontos, a Comissão do Concurso suetenta que a primeira parte de cada prova de respostas fundamentadas valerá 40 pontos e a segunda 60. A prova de cada grupo terá a duração de quatro horas e será feita em dias contínuos, devendo o candidato se apresentar uma hora antes do horário da prova.

“Somente será aprovado na prova dissertativa o candidato que obtiver média igual ou superior a seis nas provas dos três grupos e nota mínima igual ou superior a cinco, em cada grupo. Para efeito de classificação a nota da prova dissertativa equivalerá à média aritmética dos pontos obtidos em cada prova de grupos”.

Da nota da prova dissertativa, lembra a Comissão, caberá recurso, no prazo de dez dias a contar da publicação dos resultados, devendo ser encaminhado, via formulário, disponível no endereço eletrônico www.fmp.com.br, contendo, obrigatoriamente, o nome do candidato e o número de sua inscrição. “Os argumentos do pedido deverão estar em laudas separadas do formulário de identificação”.

O dia, horário e o local das provas serão avisados com antecedência pela Comissão do Concurso.

Fonte - Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)