Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Proposta do deputado Moreira Mendes regulamenta criação de novos municípios


A polêmica em torno da criação de novos municípios no Brasil pode ter um desfecho em breve. Para isso, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) estará apresentando na Câmara, já nos próximos dias, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) devolvendo aos estados a autonomia para criar novos municípios. A proposta contém o mesmo texto da PEC 13 do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que já passou por todas as comissões do Senado Federal. Ela altera a redação do §4º do artigo 18 da Constituição, retirando do Congresso Nacional a exclusividade da prerrogativa de legislar sobre o assunto.

Moreira Mendes afirma que a decisão de apresentar a proposta é para antecipar o debate da matéria na Câmara, uma vez que, se aprovada no Senado, a PEC 13 também terá que ser discutida e aprovada pelos deputados. "Estou apresentando esta proposta para dar uma solução definitiva a esse problema", diz o deputado. No Brasil, segundo ele, existe uma demanda reprimida na criação de novos municípios, especialmente nos estados da região Norte. "Estima-se que seriam mais de 600, alguns deles no estado de Rondônia, onde alguns distritos são tão importantes do ponto de vista econômico e populacional quanto a própria sede do município ao qual pertencem", observa o deputado.

Falsa expectativa

Moreira Mendes afirma que em Rondônia criou-se uma falsa expectativa em torno da emancipação de vários distritos, entre eles Triunfo, Tarilândia, União Bandeirante, São Domingo, Jaci-Paraná, Vista Alegre do Abunã, Rondominas, Extrema e Nova Califórnia, que debateram o assunto recentemente na Assembléia Legislativa. Mas ele lembra que com a legislação atual não se cria nenhum município. "A nossa legislação proíbe qualquer tentativa, uma vez que a lei complementar e a lei ordinária federal, previstas na Emenda 15, nem chegaram a ser discutidas no Congresso. Portanto, não há nada que a Assembléia Legislativa de Rondônia possa fazer neste momento para atender o anseio dessas populações", ressalta.

Ainda de acordo com Moreira Mendes, a responsabilidade de mudar a legislação é exclusiva das duas Casas do Congresso Nacional. "É preciso registrar, a bem da verdade, que há dificuldade na mudança, porque o Governo Federal resiste à idéia e não tem vontade política de fazê-la. Porém, quero deixar claro que, como representante de Rondônia, estou fazendo a minha parte, não com discurso fácil, mas em respeito à população de todos esses distritos, que há décadas vêm sofrendo com a impossibilidade de serem emancipados", finaliza.

Fonte: Claudivan Santiago   

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEDUC-RO analisa possível redução de nota de corte em concurso público a pedido de parlamentar

SEDUC-RO analisa possível redução de nota de corte em concurso público a pedido de parlamentar

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC) comunicou, nesta semana, que avalia a viabilidade jurídica de alterar o percentual mínimo de

Delegado Camargo cobra diagnóstico completo sobre falta de servidores na saúde estadual

Delegado Camargo cobra diagnóstico completo sobre falta de servidores na saúde estadual

O deputado estadual Delegado Camargo (Podemos) apresentou um requerimento cobrando do Governo de Rondônia um diagnóstico completo sobre a situação d

Deputado Alex Redano solicita reforma da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade em Candeias do Jamari

Deputado Alex Redano solicita reforma da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade em Candeias do Jamari

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando a reforma da Escola Estadual de Ensino Funda

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Durante entrevista concedida neste sábado à Rádio Clube FM de São Miguel do Guaporé, o deputado estadual Ismael Crispin (PP) comemorou os resultados

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)