Quinta-feira, 10 de julho de 2008 - 07h21
PROPAGANDA ELEITORAL - Juiz condena cidadão ao pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00
A 21ª Zona Eleitoral (Porto Velho) recebeu denúncia sobre propaganda eleitoral antecipada, praticada pelo Sr. Edson Francisco de Oliveira Silveira.
As informações e material apresentados foram remetidos ao Ministério Público Eleitoral, que apresentou representação requerendo a condenação do acusado, sob o argumento que o mesmo estava fazendo campanha eleitoral antecipada, consistente na distribuição de panfletos da Prefeitura Municipal a estudantes universitários, que enaltece o representado, que exercia o cargo de Secretário Municipal de Obras.
O acusado defendeu-se, argumentando que os panfletos foram distribuídos a moradores de Bairros da Capital, beneficiados com obras de pavimentação realizadas no segundo semestre do ano passado. E que as informações constantes no material era de cunho educativo.
No dia 27 de junho, o Juiz Alexandre Miguel, da 21ª Zona Eleitoral, proferiu sentença, julgando procedente o pedido do Órgão Ministerial. A condenação foi ao pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00 (§ 4º do art. 3º da Resolução n. 22.718/2008/TSE).
A indicação de seu nome no panfleto não tem outro significado para a quebra do princípio da isonomia e da impessoalidade, senão levar ao conhecimento geral, de forma dissimulada e subliminar, a candidatura que se avizinha, facilitando a assimilação de seu nome e os seus feitos administrativos. No Estado Democrático de Direito não é dado ao gestor e ao administrador públicos utilizar subterfúgios para sua promoção pessoal, que nas circunstâncias factuais presentes, reconheço como objeto de propaganda eleitoral antecipada e irregular, constou o magistrado na decisão.
Edson Silveira foi notificado e, insatisfeito, protocolou recurso eleitoral no TRE-RO em 4 de julho, contra a referida sentença. O processo encontra-se com o Ministério Público para manifestação. A relatora é a Desembargadora Ivanira Feitosa Borges.
Os advogados do recorrente são: Dr. Romilton Marinho Vieira, Dr. José Alves Pereira Filho, Dr. Luiz Fernando Coutinho da Rocha, Dra. Vanilce Custodio Vieira e Dr. Tuanny Iaponira Pereira Braga.
Fonte: Ascom/TRERO
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al