Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Promotor de Justiça destaca responsabilidades de conselheiros do Fundeb



“O conselheiro do Fundeb deve ter autonomia e não ser vinculado ou subordinado ao administrador público. Porém, o principal é pautar sua atuação no interesse público.” A declaração foi dada pelo promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, durante palestra, ontem (14), para membros de conselhos e secretários de Educação de municípios do polo de Cacoal, que estão participando do curso sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O evento, realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Cacoal, é organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas e pela Secretaria Regional de Controle Externo do TCE/Vilhena, com o apoio da Câmara e da Prefeitura de Cacoal.

Éverson Pini abriu sua apresentação, fazendo um resgate da atuação dos conselhos ao longo da história da humanidade: “O ser humano descobriu a facilidade de se trabalhar em grupo, através de conselhos. Ao longo da história, esse conceito evoluiu, tornando-se mais abrangente, com maior participação social.”

Ressaltando a importância dos conselhos para a consolidação do processo democrático no mundo e, particularmente, no Brasil, o promotor de Justiça disse que, no caso de áreas fundamentais, como saúde, educação e meio ambiente, entre outras, a atuação dos conselhos é essencial: “Facilita a fiscalização e a operacionalização dos recursos públicos, como é o caso do Fundeb.”

Em relação à atuação fiscalizatória do conselheiro do Fundeb, o representante do Ministério Público lembrou que, para que essa ação seja efetiva, é preciso que os membros dos Conselhos tenham acesso aos documentos e relatórios, bem como faça o acompanhamento da execução de obras e serviços, os convênios celebrados e as compras realizadas pela administração municipal.

De acordo com o promotor, “os gestores não podem impor limites ao exercício da função fiscalizadora dos órgãos competentes e devem manter os documentos à disposição de todos os membros da sociedade e não apenas dos conselhos. Agindo assim ele está estimulando o controle social”.

Em caso de não disponibilização de documentos solicitados pelo Conselho do Fundeb, o palestrante orientou os conselheiros a darem pareceres desaprovando o material analisado. “É importante saber que o conselheiro não é gestor ou administrador dos recursos, mas não pode ser conivente com a má aplicação desse dinheiro”, salienta.

RECOMENDAÇÕES

Além de dar diversas explicações sobre a responsabilidade e atribuições dos conselheiros do Fundeb, Everson Pini fez recomendações a respeito do tema. Uma das necessidades apontadas por ele foi a de que os conselheiros atentem para serviços e ações essenciais, como transporte escolar, contratação de funcionários de forma ilegal e a utilização de bens adquiridos com recursos do Fundeb.

“O trabalho dos conselheiros é extenso, não é remunerado, mas é essencial para a efetividade das políticas públicas na área de educação”, ressalta o promotor de Justiça, recomendando aos participantes do curso, que, caso se constante alguma irregularidade na aplicação dos recursos do Fundeb, deve-se procurar o chefe do Executivo e avisá-lo.

“Depois, se necessário, procure os vereadores para, pela via da negociação e da adoção de providências formais, buscar uma solução junto ao governante. Aí, se necessário, procure o Ministério Público e o Tribunal de Contas, órgãos essenciais nessa atividade de controle da administração pública”, finalizou.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)