Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projetos de Lei de Doutor Alexandre vai garantir atendimento médico a idosos


 
O deputado estadual Doutor Alexandre (PTC-PVH) apresentou no plenário da Assembléia legislativa nesta terça-feira (22.04), dois projetos de lei que trata de benefícios à saúde dos idosos do estado. De acordo com os documentos o parlamentar propõe a criação do programa de atendimento domiciliar ao idoso e também a criação dos centros de atendimentos ao idoso.

Através do projeto apresentado, Doutor Alexandre propõe que o poder executivo implante o Atendimento Domiciliar ao Idoso, ou seja, pessoas de ambos os sexos com idade acima de 60 anos. Serão beneficiadas por este programa pessoas idosas desamparadas de assistência médica, social e familiar, impedidas de locomoção ou com restrições para fazê-lo.

O projeto prevê ainda que o atendimento seja realizado por agentes comunitários capacitados e supervisionados por uma equipe multidisciplinar composta por gestor, assistente geral, médico, auxiliar de enfermagem, assistente social e motorista. A equipe é responsável por cuidados básicos de saúde, apoio emocional e social.

˝É visível o sofrimento que o idoso enfrenta no nosso país, principalmente aqueles com menor situação financeira que ficam a mercê de uma assistência médica deficiente e desumana em filas de espera intermináveis. Muitos atendimentos como troca de curativo, aplicação de soro, dentre outros; podem ser resolvidos de forma prática, econômica, sem a necessidade de deslocamento para postos de saúde, desafogando as unidades de tratamento˝ ressaltou o parlamentar.

 Referente ao Centro de Atendimento ao Idoso o parlamentar sugere a parceria entre o governo do estado, prefeituras, hospitais beneficentes, instituições universitárias públicas e privadas, ou com instituições que ofereçam atendimento na área médica geriátrica.

Segundo Doutor Alexandre os idosos terão prioridade no atendimento médico ambulatorial nas unidades básicas de saúde e hospitais públicos mais próximos de suas residências, além de visitas médicas domiciliares quando o deslocamento do idoso for desaconselhável.

˝Não basta que os direitos dos idosos sejam assegurados na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso. É preciso divulgá-los e principalmente implementá-los na prática, transformando efetivamente o dia-a-dia dos idosos˝, justificou Doutor Alexandre.

Fonte: Luciane Gonçalves / DRT-PR 6060

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)