Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto Voto Jovem da 6ª Zona Eleitoral é selecionado pelo Conselho Nacional Justiça




Projeto Voto Jovem da 6ª Zona Eleitoral é selecionado pelo Conselho Nacional de Justiça como exemplo de Gestão

A Justiça Eleitoral de Rondônia conseguiu estimular, por meio de palestras, a emissão de títulos de eleitor para um universo de cerca de mil jovens, com idade entre 15 e 17 anos, que até então não tinham demonstrado interesse em participar ativamente da escolha dos seus governantes. Embora o número pareça pequeno diante do eleitorado brasileiro, por outro lado representa o êxito de uma iniciativa da Justiça Eleitoral Rondoniense.

O Projeto Voto Jovem na Escola difunde entre os adolescentes de 15 a 17 anos a importância da cidadania e a necessidade do seu exercício livre, responsável e consciente para a melhor condução dos destinos do País. Para a formação dessa consciência o Projeto transmite a esses jovens a indispensabilidade da observância de valores morais e éticos. Em razão da relevância do Projeto, a Coordenação já decidiu dar prosseguimento aos trabalhos, objetivando ampliar continuamente o atendimento ao seu público alvo.

Coordenado pelo juiz Adolfo Teodoro Naujorks Neto e tendo como gestor o analista judiciário Narciso Freire Filho, a implementação do Projeto contou com o suporte de voluntários e coordenadores do Programa Eleitor do Futuro nas três atividades básicas: a realização de palestras sobre a importância do voto e do interesse dos cidadãos pela política; a emissão dos títulos de eleitor, propriamente, junto aos estudantes; e orientações sobre a correta utilização da urna eletrônica.

O Projeto Voto Jovem na Escola foi selecionado para o banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como exemplo de gestão voltada para melhoria do atendimento prestado à população pelos tribunais.

Em funcionamento desde o ano passado, o banco de Boas Práticas de Gestão do Judiciário, montado pelo CNJ, é um instrumento de registro sistemático e de divulgação, tanto no âmbito interno como externo, das melhores práticas adotadas no Poder Judiciário. Por meio desse instrumento, os integrantes dos mais diversos tribunais são estimulados a documentar suas melhores ações e publicá-las, para compartilhamento e enriquecimento mútuo, inclusive por meio de apresentação de eventos e em troca de experiências.


Fonte: Ascom/TRE-RO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)